Pular para o conteúdo principal

PROCESSOS AVALIATIVOS NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DE ARTE E CIDADANIA




                                             BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo 

            O processo avaliativo nas oficinas de arte e cidadania deve acontecer diretamente com o grupo, observando os recursos e as representações subjetivas transmitidas ao papel, bem como os gêneros linguísticos. Devemos ter em mente que para se analisar uma composição artística, uma instalação ou uma composição musical, devemos estar atento ao artista, depois ao que se observa sobre o mundo vivido, e por fim ao todo. Deve-se ter uma leitura descritiva e reflexiva sobre as representações subjetivas, e objetivas e as experiências vivenciadas.
             As análises avaliativas e todo processo de oficinas psicotécnicas de artes visuais devem destacar: unidade e contraste, criatividade, coordenação motora, ideia de espacialização, peso, ritmo visual, linha de força e equilíbrio, estado emocional, ligação inconsciente do presente e do passado vivido e por fim a relação significante e significado. Diante deste contexto as composições vão transmitir elementos de diferentes significados: dinamicidade, elasticidade, vitalidade, casualidade, provocação, realismo, agressividade, religiosidade, mundanidade, silêncio, realidade, irrealidade, medo, tristeza, angústia e alegria.
            Esses recursos ou métodos desenvolvidos em oficinas têm como finalidade trabalhar os potenciais cognitivos como: a atenção, a coordenação motora, noção de espaço e criatividade. Há de se considerar que as oficinas podem levar o sujeito a um sentimento negativo ou um comportamento hiperativo. Contudo, estes sentimentos vai Possibilitar ao sujeito deslocar suas energias da imagem ação em símbolos abstratos e significativos, devendo despertar o retorno a um estado emocional de reflexão comportamental ou ao retorno socioescolar.
            Porém, é necessário observar nas composições os sonhos, os medos e as agressividades, estes pontos na maioria das vezes não foram expressos durante o comentário de avaliação. Esses recursos simbólicos registrados em papel, em instalação artística ou nas composições musicais permitem a interação entre, o sujeito criador com a composição artística (criação). “As imagens escapam com mais facilidade do superego, melhorando a expressão linguística” (FREUD. 1996. p. 31). 

                                                   REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 2010.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS       ...

DAR TEMPO AO TEMPO

Poderia começar este escrito de diversas formas no tempo do presente indicativo onde escrevo deixando suspense, e nem mesmo eu sei o que vai acontecer no final. Contudo, decidi definir este escrito no tempo verbal mantendo coerência na historia. Poi, vou utilizar o pretérito imperfeito, tudo começa no passado, mas no momento essa narração ainda não terminou.              Antes de qualquer coisa devo perguntar: quem realmente somos neste mundo? Falar meu nome não é algo relevante, devo apenas perceber o tempo e o espaço. Mas, como perceber nosso pano de fundo diante da vida? Curioso, a vida não é diferente da arte, tudo se mistura. Toda arte é uma representação da vida de alguém, às vezes escrevemos nossas historias e nem damos conta deste escrito. Eu escrevo num papel para poder saber onde estou. Entretanto, a maioria das pessoas têm histórias orais, sem registro grafado. Devo mencionar que minhas lembranças não são b...

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram ...