UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO
ACARAÚ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO
SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Evolução da psicomotricidade na
criança, (pp. 17 a 44).
ALVES,
Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wakeditaro. 2008.
BARROS NETO, Manoel Esperidião do
Rêgo
DESENVOLVIMENTO MOTOR
É importante
examinar que o desenvolvimento motor realiza-se sob uma adaptação aos estímulos
externos. Organismo e meio ambiente são dependentes, e essa adaptação
construtiva e sadia contribuem para o raciocínio e a socialização dos desejos
maturacional dos sujeitos.
Assim, a maturação
e o processo neuromotor ocupará um lugar considerável durante os primeiros
meses de vida da criança. Pois, uma aquisição precoce pode ser compensada mais
tarde por um atraso. E ao acompanhar o desenvolvimento do esquema corporal da
criança é importante para associasse com a maturação nervoso-rígida pelas leis
psicofisiológicos, porém, é importante que criança possa integrar cada processo
maturacional antes de incorporar o novo.
Lei
cefalocaudal: o desenvolvimento se estende da cabeça
aos pés, num eixo;
Lei
proximodistal: o desenvolvimento procede de dentro
para fora a partir do eixo central do corpo.
Funcionalmente
este processo é o mesmo, a criança tem a posse dos braços antes das mãos e a
das mãos antes dos dedos. E estas etapas do esquema corporal são sempre as
mesmas:
1ª
etapa: do nascimento aos dois anos aproximadamente:
-
movimentos com a cabeça (reflexos nucais),
-
busca a continuidade do tronco,
-
elevação da cabeça e ombro,
-
posição sentada – facilidade para preensão,
-
estágio
réptil,
-
quadruptismo,
-
endireitamento da postura ereta (força muscular mais equilíbrio),
-
bipedestria,
-
marcha,
-
primeiras coordenações globais.
2ª
etapa: dos dois aos cinco anos, inicio da aprendizagem do
uso de si mesmo e depois sua relação com o objeto. É nesta fase que os
educadores infantis devem aproveitar a interação entre o sujeito e a evolução
do grafismo e tonos muscular.
-
preensão
cada vez mais precisa,
-
locomoção mais coordenada,
-
equilíbrio.
É necessário
observar que a elaboração do esquema corporal ocorre até os 12 anos,
desenvolvimento infantil, ou seja, relações entre o desenvolvimento físico e a
personalidade.
-
enfoque psicossexual (psicanalítico) – Freud,
-
enfoque global psicológico – H. Wallon,
-
enfoque
analítico/psicogenético – J. Piaget,
-
método descritivo de A. Gesell.
LATERALIDADE
É
necessário examinar que o predomínio ou a eficiência do corpo não são definidos
rapidamente na criança, a dualidade dos movimentos é perfeitamente normal,
mesmo depois de ter sido feita a escolha da lateralidade predominante, pois as
facilidades encontradas anteriormente não se desaprendem e as dificuldades nos
forçam a escolher mais rápido um meio mais cômodo de adaptação ao uso da
lateralidade precoce.
-
Destralidade verdadeira: dm cerebral
está à esquerda, portanto todas as realidades motrizes estão à direita,
-
Sinistralidade[1]
verdadeira: dm cerebral está à
direita, portanto todas as realidades motrizes são determinadas à esquerda.
-
Dm lateral: a partir do momento em
que os movimentos se combinam e se organizam na intenção de um lado
predominante,
-
Dm óculo-manual: geralmente é
similar, serve também para pé.
ATIVIDADE GRAFOMOTORA DA CRIANÇA
As
projeções inconscientes da criança refletem o conhecimento e as experiências sensoriais
que têm da imagem corporal, ou seja, os desenhos do corpo humano são
representações de uma tradução gráfica vivencial.
EVOLUÇÃO
DO GRAFISMO
-
2 anos: garatujas e arabescos –
atividade motora sem intenção figurativa,
-
3 anos: intencionalidade de
significante,
-
4/5 anos: interpretação vivencial.
ATIVIDADE PSICOMOTORA
Os
elementos importantes da psicomotricidade são: coordenação óculo-motora. Na
expressão gráfica da criança o corpo existe no traçado da postura do tronco,
pois o tono muscular é presente neste traçado desde a primeira garatuja, é a
partir dos três anos de idade da criança que os educadores podem começar de
modo preventivo a trabalhar a tonicidade. Ou seja, o simbolismo inconsciente da
criança traduz sua percepção a cerca do próprio corpo, é aceitando esta imagem
e seu conteúdo simbólico que vai ser despertada a primeira noção de respeito à
criança.
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O
movimento permite à criança explorar o mundo com experiências concretas sobre
as quais são construídas noções básicas de seu desenvolvimento intelectual. É
durante esta exploração de mundo que o sujeito vai ter a consciência de si
mesmo e do mundo que o rodeia. Segundo o autor o importante não é a criança
realizar uma corrida de obstáculos, o mais rápido possível, mas desenvolver seu
corpo e sua mente de maneira equilibrada.
Cada
sujeito é único e o esquema do desenvolvimento é comum a todas, mas as
diferenças de caráter, as possibilidades físicas, o meio e o ambiente familiar
vêm explicar maneiras de comportamentais e ritmos cognitivos diferentes. Cabe
ressaltar que são varias etapas do desenvolvimento dentre elas estão à função
motora, a estrutura do esquema corporal, o deslocamento geral do corpo e a
educação do equilíbrio: educação das sensações, educação postural e o
equilíbrio geral. De esta forma fazer julgamento do desenvolvimento
comportamental, físico e cognitivo dos sujeitos é bastante complexo, deve-se
buscar o conjunto do desenvolvimento, as condições de vida familiar.
COMPORTAMENTO DA CRIANÇA
A
inaptidão de um sujeito vem em razões das faltas constitucionais, acidentais,
afetivo-emocionais estes e outros fatores contribuem para uma falta de
elaboração de seu Ego corporal. Desta forma a educação deveria ser pensada em
função dos sujeitos, necessidades e interesses e não tendo em vista apenas um
objetivo particular, ex: aprendizagem da leitura e da escrita. As necessidades
e interesses da criança podem ser estabelecidos através de observações
objetivas dos estágios de desenvolvimento e do comportamento nas diferentes
idades.
CRITERIOS DE AVALIAÇÕES
Observação do desenvolvimento
psicomotor;
O desenho da figura humana, que
está intimamente ligado à evolução do esquema corporal;
O comportamento social.
Os primeiros anos de vida da
criança tem uma grande importância para o desenvolvimento da inteligência, da
afetividade, das relações sociais, estas realizações determinarão em grande
parte as capacidades futuras. Contudo, o meio ambiente deve ser favorável para
que os sujeitos tenham maturação normal. A escola deve estar preparada para
recebê-la, implantar e reforçar sabedoria, mas o bom desempenho deste dependerá
do seu ambiente familiar. Ou seja, os pais devem estar conscientes da
importância da influência do meio e a evolução dos seus filhos.
EXAME PSICOMOTOR
Zero a dois anos
Atividades reflexivas em resposta à
estimulação sensorial;
Evolução das posturas: sentada, de
pé e de marcha.
Dos dois aos cinco anos
Estágio global e sincrético:
atingindo a representação do corpo, nesta fase devem ser observados os
seguintes comportamentos;
Coordenação óculo manual
1- Coordenação
dinâmica geral
2- Equilíbrio
3- Controle
do próprio corpo
4- Organização
perceptiva
5- Linguagem.
Dos seis aos onze anos
Estágio de aperfeiçoamento e diferenciação:
1- Coordenação
dinâmica manual,
2- Coordenação
dinâmica geral,
3- Equilíbrio,
4- Organização
do espaço,
5- Rapidez
de execução.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA:
- envolve pequenos músculos,
- coordenação óculo- motora,
- coordenação facial,
- coordenação digital,
- prevalência do sistema piramidal na motricidade
fina voluntária.
COORDENAÇÃO MOTORA:
- envolve grandes pares musculares,
- envolve as atividades de arrastar, rolar,
engatinhar, andar, correr e saltar,
- prevalência do sistema extrapiramidal.
EQUILÍBRIO:
- equilíbrio estático e dinâmico, ex: manter-se
sobre um pé durante algum tempo, pula, salta sofrendo poucas quedas. Quando
apresenta deficiência postural de equilíbrio estático e dinâmico, não consegue
manter-se sobre um pé só, pular, saltar, sofrendo quedas continua.
LATERALIDADE:
- desenvolve grande importância na evolução da
criança;
- homogênea: a criança é destra ou canhota;
- cruzada: a criança é destra;
- ambidestra: a criança é tão forte e destra do lado
esquerdo quanto do lado direito.
DOMINÂNCIA LATERAL
Um
sujeito cuja lateralidade não está bem definida encontra problemas de ordem
espacial, isto é, não percebe a diferença entre a esquerda e a direita, é
incapaz de seguir a direção gráfica, (leitura começando pela esquerda).
ESQUEMA CORPORAL
Formação
do “eu”, da personalidade da criança, desenvolvimento do esquema corporal, ou
seja, o sujeito toma consciência do seu próprio corpo e a possibilidade de
expressão.
- função de ajustamento (adaptação ao mundo
exterior);
- intencionalidade, praxia;
- exploração do corpo, ligadas a experiências
emocionais e/ou afetivo-emocional;
- corpo como objeto global da relação;
- experiências motoras vividas globalmente;
- condutas motoras;
- maturação praxia com prevalência sobre maturação
gnóstica;
- consciência do próprio corpo, da relação das
partes entre si, das possibilidades de movimento, com referência aos dados do
mundo exógeno.
IMAGEM CORPORAL
- percepção do próprio corpo, ligados aos aspectos relacionais
envolvidos a experiências interiores, expectativas psicossociais e
psicoemocionais.
NOÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL:
- noção e localização do espaço
circundante,
- orientação temporal.
CORPO E MOVIMENTO
- o próprio corpo, o conhecimento
se estrutura através de sensações, mobilizações e deslocamento, esquema
corporal (imagem de si mesmo), construção do esquema corporal (maturação
neurológica, evolução sensório motor e da elação do corpo do outro),
sensibilidade proprioceptiva (movimento e atitudes, postura), sensibilidade
exteroceptiva (englobamento da função tátil, visual e auditiva).
MOVIMETO REFLEXO
- podem ser inatos ou adquiridos
por aprendizagem, ex: reflexo pupilar ou reflexo de sucção.
MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS
- motivação e antecipação
MOVIMENTOS AUTOMATICOS
- relações globais do organismo aos
estímulos do meio, são reações aprendidas tornando-se involuntária, ou seja, a
partir de um estímulo, controle consciente do sujeito.
[1] Ação motora voluntaria tendência
espontânea de preferir o elemento esquerdo dos órgãos ou membros dúplices do
corpo. Ex: o olho, a mão, o pé, etc. Dicionário eletrônico Houaiss da língua
portuguesa 3.0.
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