Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE APOIO EM EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA – GAEP

Formado por especialistas em psicopedagogia, psicólogos, estudiosos da psicanálise, estudante de psicopedagogia e áreas a fins. 
PROPOSTA:
- OBJETIVO DO ENCONTRO PSICOPEDAGOGICO
Reunir e orientar profissionais psicopedagogos, educadores e pais com grupo de estudo e palestras, temas psicopedagógicos e educacionais. As palestras e grupos de estudos acontecerão duas vezes por mês no Espaço café da Livraria Saraiva – Midway Mall, encontros gratuitos. Contudo, direcionaremos estudos mais aprofundados, no qual, cobraremos um valor simbólico, pois, avisaremos com antecedência.
- SERVIÇOS, CONSULTORIA E ASSESSORIA EDUCACIONAL:
Promover palestras para professores (semana pedagógica), pais e psicopedagogos; orientação e supervisão na Clinica psicopedagógica em grupo ou individual; assessoria na montagem de consultório; consultoria a Instituições de Ensino; minicursos na área da psicopedagogia; treinamento para professores sobre como identificar possíveis dificuldades de aprendizagens e como proceder; curso para pais; entre outros.
- 1º ENCONTRO:
TEMA: Os jogos como ferramenta de intervenção na Clinica psicopedagógica.
LOCAL: Livraria Saraiva – Café. Av. Bernardo Vieira, 3775 – Lj. 327 – Piso L3 Midway Mall. Tirol – Natal – RN.
DATA: 23/11/2013 – HORÁRIO: 19: 00 as 21h00min h.
OBSERVAÇÃO: entrada gratuita, lotação - 50 lugares disponíveis e não podem ser reservados. O grupo de Apoio em Educação e psicopedagogia – GAEP (grupo de estudo), nasceu no espaço Acadêmico da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA - Polo: Natal RN.
ORGANIZADORES:
Manoel Barros Neto, Nery Adamy, Luana Mª Mendes, kylsse Alves, Deusuite Lima, Micheline Ferreira e Josenilda Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS       ...

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram ...

EVOLUÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA Evolução da psicomotricidade na criança, (pp. 17 a 44). ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wakeditaro. 2008. BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo   DESENVOLVIMENTO MOTOR             É importante examinar que o desenvolvimento motor realiza-se sob uma adaptação aos estímulos externos. Organismo e meio ambiente são dependentes, e essa adaptação construtiva e sadia contribuem para o raciocínio e a socialização dos desejos maturacional dos sujeitos. Assim, a maturação e o processo neuromotor ocupará um lugar considerável durante os primeiros meses de vida da criança. Pois, uma aquisição precoce pode ser compensada mais tarde por um atraso. E ao acompanhar o desenvolvimento do esquema corporal da criança é importante para associasse com a maturação nervoso-rígida pel...