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ÁPICE
TREINAMENTO & FORMAÇÃO CONTINUADA
CNPJ 21.802.807/0001-18
Contatos: rego_barros@hotmail.com – Site: http://arteterapiapsicanalitica.blogspot.com.br celular: (084) 99305333 - Barros Neto


EMENTA
Professor Especialista: Manoel Barros Neto
JORNADA PEDAGÓGICA – FÓRUM DE DEBATES
CARGA HORÁRIA
1º TEMA: Desenvolvimento Humano
20 h/a

1 OBJETIVOS
1.1 GERAL
Um estudo sobre as relações afetiva/emocionais e cognitivas no processo de aprendizagem acadêmica e social.


1.2 ESPECIFICO
- Dialogar sobre o desenvolvimento psicológico dos sujeitos, aprendentes e ensinantes;
- Refletir conceitos teóricos pedagógico-científicos e psicológicos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem;
- Dialogar sobre o papel da escola no processo de socialização e aporte acadêmico;
- Compreender o papel do ensinante frente às teorias Pedagógicas e Psicológicas que orientam as atividades educativas de modo a torna-la mais eficiente.


 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º MOMENTO – DAS 8 às 12h
TEMAS
ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
1-      1 Desenvolvimento emocional e cognitivo;
2 O papel da escola no processo de socialização e aporte acadêmico;
2-       
Exposição dialogal – Análise dos textos enviados aos participantes no fórum.

Discussão sobre o processo de conhecimento e aprendizagem.
Análise de participação dos integrantes do estudo.

2º MOMENTO – DAS 13 às 16h
Grupos de estudo – discussões sobre o processo de aprendizagem e conhecimento; produções e apresentação dos resultados desenvolvidos durante o conhecimento dialogal.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
-Exame minucioso sobre o processo teórico – emocional/cognitivo, partindo dos preceitos psicológicos e pedagógicos científicos que orientam as práticas educativas (didática); aula expositiva.
-Exposição teórico-participativa;
-Discussão e possibilidades que facilitem as aprendizagens educacionais, trabalhos em grupo;

REFERÊNCIAS – ARTIGOS
ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Ação didática no ensino superior: a docência em discussão.
BORSA, Juliana callegaro. O papel da escola no processo de socialização infantil.
EZERRA, Francisca de Melo & CRVALHO, Jamile Maria Rodrigues. A contribuição da teoria de Leontiev no estudo da relação entre trabalho e educação.
SILVA, Regina Nogueira da & BORSA, Ernesto Oliveira. A importância da didática no Ensino Superior.
ANDRE, Paulo Estevão & PRADO, Paulo Sergio T. do. Psicologia e neurociência cognitivas: alguns avanços recentes e implicações para a educação.
TASSONI, Elvira Cristina Martins & LEITE, Sergio Antônio da Silva. A relação afeto, cognição e práticas pedagógicas.

BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia e educação: uma abordagem do pensamento pedagógico de Comenius, Pestalozzi, Rousseau e Eurípedes Barsanolfo. Saberes em Ação. (Revista) 

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