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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




CONFERÊNCIA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: como gerenciar inteligências emocionais corporativas e/ou pessoais?
COFERENCISTA: Prof. Esp. Barros Neto[1], Manoel E. do Rêgo

DATA: 18/07/2015 - LOCAL: Hotel Maine - Natal RN.

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS
O pensamento emocional é rápido, sua rapidez exclui a reflexão deliberada, é uma ação não analítica.
É importante mencionar que a evolução da ação comportamental não reflexiva gira em torno da mais básica decisão. Tais atitudes levam-nos a alguns questionamentos como: Em que prestar a atenção, nas emoções que os levam ao caminho mais longo ou no racional? Como gerenciar emoções e/ou situações desafiadoras? A inteligência emocional pode ser administrada tanto no contexto corporativo quanto no contexto pessoal!
O intervalo entre o que dispara a ação ou resposta emocional, e sua erupção são instantâneos. Deve-se ressaltar que tais comportamentos nascem das respostas as ações sofridas, tais respostas ocorrem por mecanismos cerebrais que controlam as percepções emocionais, e localizam-se nas amígdalas cerebelosa.
As amígdalas são grupos de neurônios situados no polo temporal dos hemisférios cerebrais e fazem parte do sistema límbico. É uma estrutura altamente implicada na manifestação de reações emocionais e nas aprendizagens de conteúdo emocionalmente relevante. Estes conteúdos emocionais são importantes para as memórias.
Cabe ressaltar que a avaliação da necessidade de agir emocionalmente é automática e completamente inconsciente, não existem nestas ações comportamentais decisões racionais. Contudo, tais respostas nascem da visão de mundo e dos estados emocionais individuais, vivência. E diante de tais contextualizações é importante perguntar: como lidar com a aceitação e a valorização dos diferentes perfis no ambiente corporativo?
Este tipo de resposta emocional a um comportamento negativo é rápida e rasteira, acontece praticamente antes de sabermos ao certo o que se passa ou o que passou.

PARÁBOLA
Certa vez um sábio foi questionado por um discípulo que lhe perguntou: mestres dentro do homem existem dois ferozes lobos, como controlar os instintos animais e evitar o confronto?
O mestre respondeu: a fúria do animal só é revelada quando você os alimenta!  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Gerenciar emoções;
- Perceber Habilidades Sociais e Virtudes Promissoras;
- Inteligência Emocional, Situações Corporativas e pessoais.

QUESTIONAMENTOS

 Como administrar decisões tanto no ambiente corporativo e/ou pessoal?
Como administrar inseguranças, receios ou medos nas decisões que se deve tomar?
Como gerenciar emoções no ambiente corporativo?
Como administrar a raiva?
O que é emoção?
Como ser líder?
Como despertar no outro, virtudes pessoais sem estabelecer disputa?
CONTATO PARA INSCRIÇÕES
(084) 999305333 –  (084) 987642697.




[1] Pedagogo com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Orientação Psicanalítica;  Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN; Professor do Instituto Mendes de Ensino Superior – IMES e da Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal – FACEN. Diretor do Ápice – Treinamento e Formação Continuada.

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