Pular para o conteúdo principal

UMA DIDÁTICA LÍQUIDA

       O mundo atual exige mudança e interação social rápida, hoje necessita-se e/ou exige-se criações de grupos para engajar pessoas e movimentar Nações. A sociedade atual não se baseia em utopias, mas em formas econômicas, não se buscam prazeres coletivos, mas prazeres líquidos. 
       É necessário tirar o sujeito da zona de conforto, provocar o ócio, faze-lo pensar em seus limites. Bauman menciona que a liquidez da sociedade se dá pela sua incapacidade de se tomar uma forma fixa. 
        Para que se possa educar nesta sociedade líquida, deve-se examinar primeiro si mesmo, depois avaliar situações e então decidir como e quando reagir. 
    Compreender os limites do "eu" e a complexidade da liquidez social é conviver com novas transformações sociais, é vivenciar tecnologias. 
     A sociedade atual é formada pela exigência do mercado econômico. E o planejamento didático líquido deve considerar dados grupais (culturas) e significados subjetivos (estados inconscientes).
      É necessário compreender a resposta ou os estilos cognitivos, para então realizar uma troca vivencial. Deve-se ter conhecimento do grupo social e sua habilidade de decidir. É importante compreender o conceito metacognitivo, as inteligências emocionais do grupo a ser trabalhado.
           





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS       ...

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram ...

DAR TEMPO AO TEMPO

Poderia começar este escrito de diversas formas no tempo do presente indicativo onde escrevo deixando suspense, e nem mesmo eu sei o que vai acontecer no final. Contudo, decidi definir este escrito no tempo verbal mantendo coerência na historia. Poi, vou utilizar o pretérito imperfeito, tudo começa no passado, mas no momento essa narração ainda não terminou.              Antes de qualquer coisa devo perguntar: quem realmente somos neste mundo? Falar meu nome não é algo relevante, devo apenas perceber o tempo e o espaço. Mas, como perceber nosso pano de fundo diante da vida? Curioso, a vida não é diferente da arte, tudo se mistura. Toda arte é uma representação da vida de alguém, às vezes escrevemos nossas historias e nem damos conta deste escrito. Eu escrevo num papel para poder saber onde estou. Entretanto, a maioria das pessoas têm histórias orais, sem registro grafado. Devo mencionar que minhas lembranças não são b...