Pular para o conteúdo principal

SER PEDAGOGO

A Pedagogia tem uma amplitude profissional muito grande, a importância do Pedagogo na Área social, educacional (Gestão, Educação Infantil e Fundamental) e Empresarial é primordial.  
Hoje a educação corporativa propõe o desenvolvimento de uma estrutura educacional voltada à disponibilização de conhecimentos e interesses empresariais. E o Pedagogo empresarial tem por objetivo organizar uma política educativa corporativista, direcionando os profissionais colaboradores a uma formação contínua de educação.
O atual cenário Educacional e Empresarial examina o Pedagogo como um organizador do saber. E a pedagogia Contemporânea exerce funções de muitas responsabilidades em todas as áreas do conhecimento.
        Ser Pedagogo é perceber com muita atenção todos os problemas do atual processo da aprendizagem. É ser sensível às desigualdades sociais, educacionais e empresariais, é ter coragem para denunciar a não inclusão educacional, e maus tratos familiares a crianças e adolescentes.
         A Pedagogia é uma Ciência completa, seu objeto de análise e pesquisa é a educação, seja Empresarial, Social ou Educacional.
         Seus métodos e princípios reúnem em seu campo de estudo um conjunto de teorias filosóficas, psicológicas, antropológicas e sociológicas.
No campo educacional a Pedagogia direciona todos os preceitos científicos que orientam as atividades e práticas educativas dentro e fora de sala de aula, tornando-a mais eficiente. Ou seja, a Pedagogia é responsável por todo cenário educativo, didática.
         Sou Pedagogo com muita segurança, sou um profissional e respeito à educação, seja: social, educativa ou empresarial.  Parabéns a todos os profissionais da Pedagogia.


                                                                                                           Natal, 20 de maio de 2015.

Professor Barros Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci