MANOEL ESPERIDIÃO DO RÊGO BARROS NETO
Durante o acolhimento
em atividades experienciais é importante conhecer as características emocionais
do grupo e seus estilos cognitivos. Para assim perceber as habilidades
cognitivas, e as condições orgânico-emocionais. Desta forma poderemos fazer encaminhamentos
buscando algumas especialidades médicas que possibilitem uma melhor compreensão
diagnóstica do comportamento do sujeito e seu déficit cognitivo.
A avaliação fonoaudióloga, por
exemplo, vai possibilitar uma compreensão sobre os déficits de leitura e
escrita. Muitas vezes este déficit é a causa do não diálogo ou da não
participação deste sujeito em atividades de leitura e escrita. Outra avaliação
diagnóstica importante é o envolvimento emocional do sujeito com as substâncias
psicoativas. Muitas vezes o uso de
substâncias são as causas de evasões escolares, transtornos cognitivos e ou
comportamento antissocial.
Atividades
com desenhos, pinturas, colagem e gravuras: são projeções inconscientes e
busca encontrar a identidade do sujeito com a imagem escolhida. Este trabalho
permite ao monitor um conhecimento mais aprofundado nas compreensões
imaginativas registradas ao papel e signos sociais, do mesmo modo possibilita
uma aproximação dos fatores ambientais e psicobiológico do sujeito avaliado. Contudo, o monitor da oficina deve fazer um
inventário a cerca das imagens escolhidas (imagens inconscientes com recortes
ou figuras) ou desenhadas pelo sujeito, deve perceber seus déficits cognitivos,
para assim fazer uma avaliação e buscar o estilo cognitivo. Os desenhos e
pinturas vêm revelar percepção do plano bi e tridimensional, noção espacial e
vivências emocionais. Por está perspectiva vamos obter informações sobre os
processos inconscientes como problemas relacionais, ao mesmo tempo vamos ter
acesso aos déficits cognitivos como coordenação motora atenção e concentração.
Ter uma compreensão sobre as fases gestacionais do sujeito é de estrema
importância, essa anamnese traz respostas sobre as imagens ações e as imagens
espetaculares do sujeito.
O tema escolhido nas atividades
experienciais de arte e cidadania vai possibilitar ao monitor o significado de
mundo e sua vivência. É importante perceber que a projeção de imagens ou
desenhos sobre o papel, é um fato real e vivencial, isto é, são projeções que
fazem parte da imagem corporal ou do imaginário do sujeito.
As ações ou atividades com jogos
geométricos como tangram, bloco lógico, ábaco e mosaico geométrico, xadrez e
outros jogos exigível, possibilita a compreensão como a atenção, concentração,
memória, raciocínio lógico, ações matemáticas e participação do trabalho em
equipe, isto é, relações.
As respostas registradas pelos adolescentes
nas sentenças incompletas como atividades pedagógicas sociais: possibilita uma compreesão e o significado da sua
vivência relacional (imagem ação) e sobre suas escolhas pessoais (eu social, imagem espetacular). As
respostas nas sentenças incompletas dão um conhecimento de como o sujeito pensa
em relação ao “eu” e aos outros (imagem espetacular).
Numa perspectiva qualitativa estas
atividades dão informações sobre o mundo afetivo, psíquico, cultural e
cognitivo do sujeito. Quando se trabalha um elemento da realidade deve-se
perceber: o tema, a forma como ele é representado e as particularidades
apresentada pelo sujeito. Cabe ressaltar que a representação vai mencionar
informações sobre as percepções e /ou ações que norteiam a passagem das
representações simbólicas experienciais, bem como, a utilização do pensamento e
da linguagem grupal.
As informações sobre os estágios cognitivos do
sujeito possibilita a equipe perceber a realidade representada graficamente com
todos os detalhes. Contudo, existem padrões esperados de acordo com a idade do
sujeito avaliado. Além do desenvolvimento cognitivo os desenhos e jogos revelam
criatividade e as imagens inconscientes.
Por exemplo: o desenho da figura humana revela a imagem do sujeito, sua
carência emocional e sua percepção em relação aos outros. Já o desenho da
família vai revelar a dinâmica familiar e os fatores relacionais “eu/outro”, já
o par educativo (desenho escrita) mostra como é vivenciado pelo sujeito a
relação pedagógica, porém, no par educativo encontramos também a relação “eu e
os objetos de desejos”. Estes trabalhos foram desenvolvidos por sujeitos em
cumprimento de Liberdade Assistida (L.A), e permitiu ao mediador uma avaliação
em todos os ângulos, principalmente o desempenho psicomotor.
As ações pedagógicas dirigidas que
utilizam expressões pela escrita, como sentenças incompletas, criação de
histórias a partir de elementos com formas geométricas, poesia e música, buscam
elementar uma provocação da memória, revelando realidades como: vivências,
sentimentos, e negação intelectiva diante de alguma disciplina. Estes elementos
além de revelar as associações inconscientes, revelam também à compreensão do
sujeito sobre a leitura, e a escrita.
As noções rudimentares como criação
de textos, gravuras, figuras geométricas e desenhos devem trabalhar a projeção
e sua identificação da imagem ação e a imagem espetacular. Estas projeções vão
revelar os elementos da realidade trazendo suas características vivências.
Assim, poderemos perceber as associações mentais do sujeito, suas carências
afetivas, seus medo dos eu’s sociais e déficits cognitivos.
As avaliações pedagógicas como
leitura, escrita, arte e cidadania, interpretação e criação textual, atividades
matemática e sentenças incompletas fazem parte da história de vida do sujeito e
da sua relação com o mundo socioescolar. Estas oficinas podem e devem ser desenvolvidas
nas escolas públicas ou privadas.
A estas relações devem estar ligados
o seu desempenho ou déficits cognitivos.
Contudo, é de extrema importância o interesse do mediador da oficina
pelas relações socioescolar, livros e atividades, os anos de estudos atuais e
anteriores. Devemos pensar que é de estrema importância à visita do mediador
das oficinas nas escolas dos sujeitos, para assim entendermos qual a relação
sujeito/ escola ou qual a relação escola/sujeito.
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