Pular para o conteúdo principal

Composições desenvolvidas em oficinas de arte e cidadania na L.A

Todas estas obras foram expendidas numa galeria de arte em Natal RN.
Composição desenvolvida em oficina de arte e cidadania, nesta atividade foi observada a relação escrita/desenho, coordenação motora. E se refere a impulsos agressivos inconscientes, isto é, liga-se a fantasia inconsciente.  


Alguns grupos apresentavam boa coordenação motora e compreensão cognitiva, nesta atividade trabalhamos releituras de algumas obras. Composição de releitura, Tarsila do Amaral: abaporu.



O tema trabalhado foi "família e os signos sociais", logo após o debate do tema, solicitamos uma pintura que fizesse referência a discussão. O adolescente autor desta composição é acolhido numa Instituição, na obra observamos a casa ao fundo, os objetos de amor em primeiro plano, e uma cama do lado de fora entre a casa e as referências familiares.




Tema discutido em oficina "signos sociais", na composição apresentada pelo adolescente observasse a figura de um pica-pau, no ato infracional é um símbolo de esperteza, geralmente é utilizada em tatuagens.




          O autor desta composição foi assassinado antes de terminar a Medida Socioeducativa. Após a        pintura ele menciona sobre esperança...




                      Nesta oficina foi trabalhado coordenação motora, memória e atenção, op-arte.




              Signos sociais, nesta composição o adolescente reflete inconscientemente sua abstinência.





                                                   Signos sociais; tema da obra: "cabeça de pai".




                                                             Releitura de Tarsila do Amaral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS       ...

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram ...

EVOLUÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA Evolução da psicomotricidade na criança, (pp. 17 a 44). ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wakeditaro. 2008. BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo   DESENVOLVIMENTO MOTOR             É importante examinar que o desenvolvimento motor realiza-se sob uma adaptação aos estímulos externos. Organismo e meio ambiente são dependentes, e essa adaptação construtiva e sadia contribuem para o raciocínio e a socialização dos desejos maturacional dos sujeitos. Assim, a maturação e o processo neuromotor ocupará um lugar considerável durante os primeiros meses de vida da criança. Pois, uma aquisição precoce pode ser compensada mais tarde por um atraso. E ao acompanhar o desenvolvimento do esquema corporal da criança é importante para associasse com a maturação nervoso-rígida pel...