PLANEJAMENTO E
ORGANIZAÇÃO DAS OFICINAS PEDAGOGICAS
BARROS
NETO,
Manoel Esperidião do Rêgo
As atividades e o
planejamento das oficinas devem ser, contextualizadas e analisadas de acordo
com as características cognitivas e comportamentais apresentadas pelo grupo
durante o acolhimento, e será caracterizada por uma organização de tempo e
espaço. Deve ter como base uma pedagogia psicotécnica/social unida aos
pressupostos bibliográficos psicanalíticos e psicopedagógicos. É necessário
mencionar, o profissional que vai mediar às oficinas deve criar situações
problemas ou despertar a curiosidade dos sujeitos, estas situações devem fazer parte
das atividades planejadas. É importante ter em mente que as ações devem estar
interligadas a situações sociais e ou socioescolar. O objetivo das atividades é
fazer o grupo encontrar uma solução ao problema apresentado. Tendo como
princípio, trabalhar déficit de atenção, déficit cognitivo, agressividade,
satisfação pessoal, fatores relacionais (bullyng) e sociais.
Outro ponto importante é a
interdisciplinaridade das oficinas psicotécnicas pedagógicas com as disciplinas
escolares e o conhecimento geral. Cabe ressaltar que, os temas de conhecimentos
gerais devem trabalhar questões sociais ligados aos comportamentos agressivos,
identidade de gênero e etnia. Já os temas ligados às avaliações pedagógicas
como intelectualidade devem trabalhar questões como: memória, atenção, vontade
e receptores visuais. Os resultados apresentados durante as oficinas
pedagógicas devem evidenciar o interesse pela escola e uma reflexão sobre as
imagens ações e as imagens espetaculares. Contudo, devemos ressaltar que em
nenhum momento interromperemos os trabalhos pedagógicos para fazermos
observações especiais, porém, incluiremos como componentes gerais, tarefas com
fundamentação psicopedagógico. As avaliações podem ser observadas com o grupo
ao final dos trabalhos. As tarefas ou atividades serão desenvolvidas pelo método
de estimulação e reeducação cognitiva. E a combinação dos elementos de
estimulação podem definir os vínculos internos correlacionados aos fatores
exógenos, bem como, as reações por ele suscitadas. Ao passo que, o projeto visa
a acompanhar o desenvolvimento cognitivo e emocional medindo cada dia, o quanto
o sujeito avançou.
É importante mencionar que este
método de reeducação em oficinas pedagógicas ou arte e cidadania não deve haver
cobrança dos resultados, os temas abordados devem ser apresentados de forma
lúdica. As oficinas têm como objetivo principal fazer o sujeito refletir sobre
suas duvidas e medos, proporcionando o prazer e despertando a curiosidade sobre
o tema abordado, deve contribuir para o reconhecimento das suas limitações. Em nossa
observação a educação escolar deveria ter todos estes parâmetros configurados
ao processo curricular. A estimulação ou o despertar curioso no processo de
desenvolvimento cognitivo e emocional durante o acompanhamento escolar, vem
propor trabalhar o ócio criativo numa observação comportamental.
1º
Num primeiro momento o acolhimento tem o objetivo de buscar as características
comportamentais e o estilo cognitivo do grupo, por fim, os motivos que os
levaram as oficinas;
2º
O número de participantes devem ser de 10 a 15 sujeitos, os mediadores devem
acompanhar por registros escritos permanentes as seguintes características:
mediar e registrar todos os comportamentos, os pedidos de ajuda, os sentimentos
negativos, os acontecimentos e as produções no contexto das oficinas, é
importante que cada grupo tenha dois mediadores para um melhor desempenho
avaliativo;
3º
O tempo de duração é de 2 horas de oficina, deve ser definida uma constância de
tempo e espaço como: dia e hora, início e termino, a compreensão de tempo e
espaço deve orientar o planejamento do usuário; é importante registrar também,
a sala de oficina não deve haver mudança na organização dos objetos, estes
devem permanecer em seus lugares;
4º
A avaliação deve ser feita com o grupo, depois o mesmo grupo deve organizar o
espaço da oficina, este momento ainda faz parte do exercício, isto é, trabalhar
regra, organização e ordem social.
5º
Planejar os temas com antecedência, as brincadeiras e ou os jogos, traçar
objetivos e metas. As atividades com jogos matemáticos ou de arte e cidadania
tem por objetivo proporcionar curiosidade, mesmo porque estas atividades vêm agitar
os conteúdos internalizados pelo sujeito.
Contudo, é importante frisar que
durante as oficinas os participantes podem apresentar comportamentos como
sentimentos negativos e ou medo. Estes sentimentos devem ser coordenados e
refletidos com bastante clareza e segurança pelo mediador junto ao grupo, vamos
chamar estas inconstâncias de sentimentos inconscientes. Segundo Vigotski
(2010) o negativismo é um caso particular de manifestação à inadaptabilidade, é
um traço da infância. E o processo de crescimento infantil, unido ao processo
de escolarização ou a entrada da criança na vida social causa uma ruptura
dolorosa, é a quebra dos laços de proteção sócio/familiar. “A manifestação mais
nítida do negativismo é a paixão pelas discussões, pela negação e o hábito de
contradizer” (VIGOTSKI. 2010. p. 293). O citado autor menciona que este estado
de negativismo vai dos sete aos oito anos de idade, estendendo-se a fase adulta.
Contudo, passamos a perceber que
durante as oficinas de Liberdade Assistida (L.A), encontramos comportamentos de
negativismo e sublimação das pulsões, isto é, energia pulsional. Essa energia
pulsional é uma energia sexual sublimada ou não compreendida, este estado emocional
ligasse as imagens ações de negação, sendo trabalhado com adolescente entre 13
e 18 anos. Contudo, este processo de compreensão se deu de forma lenta, levando
o sujeito a perceber seu limite internalizado pela sua imagem ação dentro da
imagem espetacular.
REFERÊNCIAS
VIGOTSKY, L. S. O desenvolvimento da percepção e da atenção. 7ª ed. – São Paulo:
Martins Fontes, 2007, p. 21 a 31.
----------------, Psicologia pedagógica. 3ª Ed. – São Paulo : Editora WMF. Martins
Fontes, 2010.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Implicações
educacionais. 7º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 293.
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