TREINAMENTO & FORMAÇÃO CONTINUADA
CNPJ 21.802.807/0001-18
Contatos:
rego_barros@hotmail.com – Site: http://arteterapiapsicanalitica.blogspot.com.br
celular: (084) 99305333 - Barros Neto
EMENTA
Professor Especialista: Manoel Barros
Neto
JORNADA PEDAGÓGICA – FÓRUM DE DEBATES
|
CARGA
HORÁRIA
|
1º
TEMA: Desenvolvimento Humano
|
20
h/a
|
1 OBJETIVOS
1.1 GERAL
Um
estudo sobre as relações afetiva/emocionais e cognitivas no processo de
aprendizagem acadêmica e social.
|
1.2
ESPECIFICO
- Dialogar sobre o
desenvolvimento psicológico dos sujeitos, aprendentes e ensinantes;
- Refletir conceitos teóricos pedagógico-científicos
e psicológicos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem;
- Dialogar sobre o papel da
escola no processo de socialização e aporte acadêmico;
- Compreender o papel do
ensinante frente às teorias Pedagógicas e Psicológicas que orientam as
atividades educativas de modo a torna-la mais eficiente.
|
2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º MOMENTO – DAS
8 às 12h
TEMAS
|
ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM
|
AVALIAÇÃO
|
1- 1 Desenvolvimento emocional e
cognitivo;
2
O papel da escola no processo de socialização e aporte acadêmico;
2-
|
Exposição dialogal – Análise
dos textos enviados aos participantes no fórum.
Discussão sobre o processo de
conhecimento e aprendizagem.
|
Análise de participação dos
integrantes do estudo.
|
2º
MOMENTO – DAS 13 às 16h
Grupos de estudo – discussões
sobre o processo de aprendizagem e conhecimento; produções e apresentação dos
resultados desenvolvidos durante o conhecimento dialogal.
|
3
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
-Exame
minucioso sobre o processo teórico – emocional/cognitivo, partindo dos
preceitos psicológicos e pedagógicos científicos que orientam as práticas
educativas (didática); aula expositiva.
-Exposição
teórico-participativa;
-Discussão
e possibilidades que facilitem as aprendizagens educacionais, trabalhos em
grupo;
|
REFERÊNCIAS – ARTIGOS
ALTHAUS,
Maiza Taques Margraf. Ação didática no ensino superior: a docência em
discussão.
BORSA,
Juliana callegaro. O papel da escola no processo de socialização infantil.
EZERRA,
Francisca de Melo & CRVALHO, Jamile Maria Rodrigues. A contribuição da
teoria de Leontiev no estudo da relação entre trabalho e educação.
SILVA,
Regina Nogueira da & BORSA, Ernesto Oliveira. A importância da didática no
Ensino Superior.
ANDRE,
Paulo Estevão & PRADO, Paulo Sergio T. do. Psicologia e neurociência
cognitivas: alguns avanços recentes e implicações para a educação.
TASSONI,
Elvira Cristina Martins & LEITE, Sergio Antônio da Silva. A relação afeto,
cognição e práticas pedagógicas.
BIGHETO,
Alessandro Cesar. Filosofia e educação: uma abordagem do pensamento pedagógico
de Comenius, Pestalozzi, Rousseau e Eurípedes Barsanolfo. Saberes em Ação.
(Revista)
Comentários
Postar um comentário