Pular para o conteúdo principal

ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS BONITO DO QUE EU? MUNDO VIRTUAL; QUEM SOU EU?


BARROS NETO, Manoel E. do Rêgo

O mundo virtual se converte em instrumentos privilegiados para exploração de novos tipos de espaços Narcísicos - transferências psicossociais.
O drama do Eco de Narciso esta presente no mundo virtual, onde os corpos encantados com a virtualidade se confundem com a própria realidade, ou seja, não existe ligação entre as imagens sonoras e o corpo que as produzem.
Como um espelho deixa-se transparecer não o interior, mas a projeção, a necessidade de ser o que é reflexo. Daniel Calmels escritor e Psicomotricista Argentino menciona que o espelho é o carbono intocável, uma marca sem pegada, não guarda a privacidade da noite, ignorando a noturnidade.  
O drama Mitológico do Eco de Narciso atualmente reflete-se no mundo virtual (redes sociais), como um espelho, evidenciando-se apenas diferenças produtoras dos sentidos, evidenciam-se apenas as imagens virtuais, transferências e registros sonoros.  Na verdade, não reflete o corpo que as produz.
As imagens marcam apenas a irredutibilidade do olhar do outro, a palavra que não pode se harmonizar plenamente com o corpo real. 
Transportando imagens Narcísicas passa-se a egocentralizar estados inconscientes transferenciais, neste caso as imagens refletidas nas redes sociais não passam de puro reflexo psicossociais, imagens transmitidas pelo desejo do outro.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces