CONFERÊNCIA:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: como gerenciar inteligências emocionais
corporativas e/ou pessoais?
COFERENCISTA:
Prof. Esp. Barros Neto[1],
Manoel E. do Rêgo
DATA: 18/07/2015 - LOCAL: Hotel Maine - Natal RN.
DATA: 18/07/2015 - LOCAL: Hotel Maine - Natal RN.
CARACTERÍSTICAS
EMOCIONAIS
O
pensamento emocional é rápido, sua rapidez exclui a reflexão deliberada, é uma
ação não analítica.
É
importante mencionar que a evolução da ação comportamental não reflexiva gira
em torno da mais básica decisão. Tais atitudes levam-nos a alguns
questionamentos como: Em que prestar a atenção, nas emoções que os levam ao
caminho mais longo ou no racional? Como gerenciar emoções e/ou situações
desafiadoras? A inteligência emocional pode ser administrada tanto no contexto
corporativo quanto no contexto pessoal!
O intervalo
entre o que dispara a ação ou resposta emocional, e sua erupção são
instantâneos. Deve-se ressaltar que tais comportamentos nascem das respostas as
ações sofridas, tais respostas ocorrem por mecanismos cerebrais que controlam as
percepções emocionais, e localizam-se nas amígdalas cerebelosa.
As
amígdalas são grupos de neurônios situados no polo temporal dos hemisférios
cerebrais e fazem parte do sistema límbico. É uma estrutura altamente implicada na manifestação de reações
emocionais e
nas aprendizagens de conteúdo emocionalmente relevante. Estes conteúdos emocionais
são importantes para as memórias.
Cabe
ressaltar que a avaliação da necessidade de agir emocionalmente é automática e
completamente inconsciente, não existem nestas ações comportamentais decisões
racionais. Contudo, tais respostas nascem da visão de mundo e dos estados
emocionais individuais, vivência. E diante de tais contextualizações é
importante perguntar: como lidar com a aceitação e a valorização dos diferentes
perfis no ambiente corporativo?
Este tipo
de resposta emocional a um comportamento negativo é rápida e rasteira, acontece
praticamente antes de sabermos ao certo o que se passa ou o que passou.
PARÁBOLA
Certa vez um sábio foi
questionado por um discípulo que lhe perguntou: mestres dentro do homem existem
dois ferozes lobos, como controlar os instintos animais e evitar o confronto?
O mestre respondeu: a fúria do
animal só é revelada quando você os alimenta!
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Gerenciar emoções;
- Perceber Habilidades Sociais e Virtudes
Promissoras;
- Inteligência Emocional, Situações Corporativas e
pessoais.
QUESTIONAMENTOS
Como administrar decisões tanto no ambiente
corporativo e/ou pessoal?
Como
administrar inseguranças, receios ou medos nas decisões que se deve tomar?
Como
gerenciar emoções no ambiente corporativo?
Como
administrar a raiva?
O
que é emoção?
Como
ser líder?
Como
despertar no outro, virtudes pessoais sem estabelecer disputa?
CONTATO PARA INSCRIÇÕES
(084) 999305333
– (084) 987642697.
[1]
Pedagogo com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional com
Orientação Psicanalítica; Membro do
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN; Professor do
Instituto Mendes de Ensino Superior – IMES e da Faculdade de Ciências
Educacionais e Empresariais de Natal – FACEN. Diretor do Ápice – Treinamento e
Formação Continuada.
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