Pular para o conteúdo principal

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




CONFERÊNCIA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: como gerenciar inteligências emocionais corporativas e/ou pessoais?
COFERENCISTA: Prof. Esp. Barros Neto[1], Manoel E. do Rêgo

DATA: 18/07/2015 - LOCAL: Hotel Maine - Natal RN.

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS
O pensamento emocional é rápido, sua rapidez exclui a reflexão deliberada, é uma ação não analítica.
É importante mencionar que a evolução da ação comportamental não reflexiva gira em torno da mais básica decisão. Tais atitudes levam-nos a alguns questionamentos como: Em que prestar a atenção, nas emoções que os levam ao caminho mais longo ou no racional? Como gerenciar emoções e/ou situações desafiadoras? A inteligência emocional pode ser administrada tanto no contexto corporativo quanto no contexto pessoal!
O intervalo entre o que dispara a ação ou resposta emocional, e sua erupção são instantâneos. Deve-se ressaltar que tais comportamentos nascem das respostas as ações sofridas, tais respostas ocorrem por mecanismos cerebrais que controlam as percepções emocionais, e localizam-se nas amígdalas cerebelosa.
As amígdalas são grupos de neurônios situados no polo temporal dos hemisférios cerebrais e fazem parte do sistema límbico. É uma estrutura altamente implicada na manifestação de reações emocionais e nas aprendizagens de conteúdo emocionalmente relevante. Estes conteúdos emocionais são importantes para as memórias.
Cabe ressaltar que a avaliação da necessidade de agir emocionalmente é automática e completamente inconsciente, não existem nestas ações comportamentais decisões racionais. Contudo, tais respostas nascem da visão de mundo e dos estados emocionais individuais, vivência. E diante de tais contextualizações é importante perguntar: como lidar com a aceitação e a valorização dos diferentes perfis no ambiente corporativo?
Este tipo de resposta emocional a um comportamento negativo é rápida e rasteira, acontece praticamente antes de sabermos ao certo o que se passa ou o que passou.

PARÁBOLA
Certa vez um sábio foi questionado por um discípulo que lhe perguntou: mestres dentro do homem existem dois ferozes lobos, como controlar os instintos animais e evitar o confronto?
O mestre respondeu: a fúria do animal só é revelada quando você os alimenta!  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Gerenciar emoções;
- Perceber Habilidades Sociais e Virtudes Promissoras;
- Inteligência Emocional, Situações Corporativas e pessoais.

QUESTIONAMENTOS

 Como administrar decisões tanto no ambiente corporativo e/ou pessoal?
Como administrar inseguranças, receios ou medos nas decisões que se deve tomar?
Como gerenciar emoções no ambiente corporativo?
Como administrar a raiva?
O que é emoção?
Como ser líder?
Como despertar no outro, virtudes pessoais sem estabelecer disputa?
CONTATO PARA INSCRIÇÕES
(084) 999305333 –  (084) 987642697.




[1] Pedagogo com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Orientação Psicanalítica;  Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN; Professor do Instituto Mendes de Ensino Superior – IMES e da Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal – FACEN. Diretor do Ápice – Treinamento e Formação Continuada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces