Pular para o conteúdo principal

DAR TEMPO AO TEMPO


Poderia começar este escrito de diversas formas no tempo do presente indicativo onde escrevo deixando suspense, e nem mesmo eu sei o que vai acontecer no final. Contudo, decidi definir este escrito no tempo verbal mantendo coerência na historia.
Poi, vou utilizar o pretérito imperfeito, tudo começa no passado, mas no momento essa narração ainda não terminou. 
            Antes de qualquer coisa devo perguntar: quem realmente somos neste mundo? Falar meu nome não é algo relevante, devo apenas perceber o tempo e o espaço. Mas, como perceber nosso pano de fundo diante da vida?
Curioso, a vida não é diferente da arte, tudo se mistura. Toda arte é uma representação da vida de alguém, às vezes escrevemos nossas historias e nem damos conta deste escrito. Eu escrevo num papel para poder saber onde estou. Entretanto, a maioria das pessoas têm histórias orais, sem registro grafado.
Devo mencionar que minhas lembranças não são boas, é que deixei pessoas para trás e isto me incomodou a vida. Em meus estudos em psicanálise aprendi que cada um de nos tem uma historia verdadeira. Cada verdade é defendida de diversas formas, somos sujeitos únicos com construções sociais e experiências diversas. É que somos registros dos outros, este outro ajuda a construir nossa identidade, nosso preconceito, e até mesmo a reforçar nossa verdade. Em meus aprendizados percebi que na vida atual não temos amigos, e sim cúmplices.
A vida contemporânea exige que sejamos cheios de posses, ter nome e profissão para definir quem de fato você é. Minha pergunta foi quem realmente somos neste mundo? Faço essa pergunta todos os dias, é que atendi os anseios de todos, me formei sou especialista. Aliais hoje todo mundo ou é especialista ou doutor, eu nunca quis ser nada disto, meu pai exigia que eu fosse alguém. O que é ser alguém? Perguntava-me também sobre isto, eu só queria ser eu, olhar o mundo de fora, mas minha mãe não deixou é que as minhas escolhas na época era ser Frade Franciscano e Enclausurado. De quem eu fugia nesta escolha de vida? De ninguém, eu só queria me encontrar com Deus, comigo mesmo.

Então floresceria em meio ao deslocamento, e neste caminhar conheci uma moça muito bonita e logo me apaixonei, casamos com 2 anos de relacionamento em meio a muitos protestos. Um deles foi a Senhora sua mãe, ela nunca gostou de mim, penso que porque era pobre, ela muito rica! Meu pai dizia-me pense, pois decisão deste tipo é não tem volta. Mas, eu a amava muito, nossa, ainda hoje é uma mulher linda. Será que eu ainda gosto dela? Acho que não é que ficou algo a ser explicado, não falamos tudo, é isso que eu penso!
Esse relacionamento durou pouco 2 anos apenas, conquanto o pouco nós trouxe até aqui, tivemos um filho lindo, a criança era tão linda que chamava a atenção de todos, meus pais a adoravam. Eu era todo orgulhoso por ter um filho lindo, todos falavam que ele era minha cara!
            Os avós não se davam bem, era cada um em seu lugar, um era metido a rico o outro era pobre. A vida caminhava e com exatamente dois anos houve um corte conjugal que não vale nem apena contar. Tentei conversar mais a partida era inevitável, deixei essa criança com um ano de idade. Aos seis anos não pude mais vê-la, ai vem à dor! Minha mãe e meus irmãos ficaram bravos, eu só dizia um dia à vida vai dar uma volta de trezentos e sessenta graus! Essa criança nunca sai da minha cabeça, guardava as únicas fotos dele como se guardasse uma barra de ouro.
            Fleches vem em minha cabeça, um dia de natal comprará uma moto, ai Papai Noel foi deixar, todos queriam acordá-lo, não deixei, foi meu erro1 E quando lembro fico com o coração apertado, dói!
No outro dia fui deixa-lo em casa, para minha surpresa ele agarrou-se em minhas pernas e disse: “eu não quero fica aqui!” foi uma barra para tirá-lo de mim, a mãe falou, “vá embora daqui e não volte mais!” O que eu teria feito? Não sei, e até hoje não fiz nada, quem sou eu?
Bauman (2014) citando Woody Allen escreve: “Eu não quero a imortalidade por minha obra, eu quero alcançar a imortalidade não morrendo”. O autor explica ainda que o não morrer não é uma escolha de ser imortal, mas uma despreocupação da eterna duração do Carpe diem. Ou seja, esperar eu devia, pois tinha certeza que eu era imortal na vida dessa criança.
             Hoje em pleno século XXI ao invés de aparecer à criança, aparece o homem, cara que rapaz bonito, era ele mesmo? Sim, o contato foi inevitável, foi maravilhoso conversar, conhecer, perceber suas emoções e seus medos. Ele tem o meu sobrenome (Rêgo Barros), mas, ter meu sobre nome não quer dizer nada...  
Este era meu filho, nunca precisei de DNA para saber se realmente era meu. É minha cara, até a barba é igual e continua lindo! E acho que a criança de 6 anos ainda vive dentro dele, eu preciso vê-lo antes de morrer, te agradeço Deus por se lembrar de nos! E eu tenho que ouvir as verdades dele, suas broncas, dar tempo ao tempo. John, eu não esqueço e nunca te esqueci!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces