Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE ESTUDO: ESPECIALIZAÇÃO


UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA.

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
 

DATA: 05/07/2013 A 12/07/2013 - HORÁRIO: 19 h.

TEMA: FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO NA VIDA FAMILIAR - FICHAMENTO COMENTADO

REFERÊNCIA: WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FILME: PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN – DRAMA PSICOFAMILIAR.

DEBATEDOR: BARROS NETO – Pedagogo, estudioso da Psicanálise. 

DATA: 19/07/2013

TEMA: DISLEXIA

DEBATEDORA: DEUSUITE CAVALCANTE – Pedagoga 

DATA: 26/07/2013

TEMA: TESTES PSICOPEDAGÓGICOS

DEBATEDORA: SOCORRO DANTAS – Professora Especialista em Psicopedagogia
 

DATA: 09/08/2013 – HORÁRIO: 19h.

TEMA: DISLEXIA - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

DEBATEDORA: LUANA – Licenciada em letras  

DATA: 16/08/2013

TEMA: AVALIAÇÃO – TIRA DUVIDA

DEBATEDORES: TODOS 

DATA: 23/08/2013

TEMA: O IMAGINÁRIO CRIATIVO DA CRIANÇA: FANTASIA

FILME: ONDE VIVEM OS MONSTROS 

DATA: 30/08/2013

TEMA: A AGRESSÃO E SUAS RAIVAS – FICHAMENTO COMENTADO

REFERÊNCIA: WINNICOTT, Donald W. Privação e delinquência. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DEBATEDOR: BARROS NETO

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces