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NEUROCIENCIA E EDUCAÇÃO: como o cérebro aprende


UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA – POLO NATAL 

CONSENZA, Ramon M. NEUROCIENCIA E EDUCAÇÃO: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DISCIPLINA: Bases neuropsicopedagógicas da aprendizagem
ORIENTADORA: Socorro Dantas – Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia
ORIENTANDO: Barros Neto, Manoel Esperidião do Rêgo. 
CIRCUITO DOPAMINÉRGICO: utilizam à dopamina como neurotransmissora, estas moléculas secretarias ou neuromediadores são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos, tendo como alvo principal uma região da base do cérebro, o núcleo acumbente conectado ao córtex pré-frontal (lobo frontal). Estes neurônios transmissores ativados provocam sensações de prazer e bem-estar. 
REGULAÇÃO DOS PROCESSOS MOTIVACIONAIS: córtex pré-frontal, núcleo acumbente e área tegmentar ventral.
            Mecanismo importante para o desencadeamento e a regulação de comportamentos que levam à saciação de necessidades como: alimentação e a reprodução (sobrevivência). Estas atividades cerebrais é resultado de informações vindas do organismo (fome, dor, desejo sexual etc.), pois determina o comportamento a ser exibido pelo sujeito. Cabe ressaltar que a motivação não se refere a comportamentos reflexos ou localizados, contudo, envolve a aprendizagem e outros processos cognitivos e que se encarregam da organização das ações que garantam a sobrevivência dos sujeitos. Sendo assim, a maioria dos comportamentos motivados e/ou direcionados para um fim, é aprendido, e a liberação de dopamina em algumas regiões cerebrais parece estar associada a esse tipo de recompensa que leva a aprendizagem. Bossa (2002) menciona que o sintoma escolar do não aprender é mobilizador e especial, é um grito de socorro. 
            É necessário citar que a maioria das substâncias psicoativas (cocaína, crack, estase e outras) que causam dependência ou abuso atua estimulando sinapses do circuito dopaminérgico, provocando prazer hipotético. As substâncias psicoativas ativam o sistema de recompensa neural levando o sujeito a repetir comportamentos que desencadeiam sensações supositício. Os adolescentes cujo cérebro passa por grandes transformações tornam-se vulneráveis as substâncias de prazer efêmero, ou seja, sensações hipotéticas. 

ÁREA ORBITOFRONTAL: localizada no córtex pré-frontal (cérebro visto por baixo)
OBS: Região orbital ou orbito-frontal localiza-se na face inferior do cérebro.
            Atua analisando e integrando estados emocionais provenientes da amigdala ou outras informações vindas das vísceras, assim como dados enviados por outras regiões corticais relacionados com experiências anteriores registrado nas memórias. Cabe ressaltar, os fenômenos emocionais têm raízes biológicas, vivenciais e de sobrevivência da espécie, é gerado pelo princípio do prazer. Consenza (2002) cita que as emoções costumam ser considerado um resíduo da evolução animal, são tidas como um elemento perturbador para uma tomada de decisões.
            Sujeitos com lesões pré-frontal (Ex: derrame cerebral), embora inteligentes e normais em outros aspectos do comportamento, podem agir de forma inadequada como: reações exageradas e/ou insuficiente, totalmente improprias ao contexto social. É importante citar que as emoções são fenômenos centrais da nossa existência, no qual têm grande influência no processo de aprendizagem e na memória. 
RESPOSTAS PERIFERICAS
            Aumento do estado de alerta, desassossego, dilatação da pupila, sudorese, lacrimejamento, alteração da expressão facial, entre outras manifestações, desencadeando comportamentos inadequados ao contexto social.
AMÍGDALA CÉREBRAL OU NÚCLEO AMIGDALOIDE
            É um agrupamento neuronal importante para a integração do processamento das emoções no cérebro. Costuma ser incluído em um conjunto de estruturas encefálicas conhecido como sistema límbico ao qual atribui o controle das emoções e dos processos mentais.  
            A amígdala age como um centro coordenador, disparando comandos que poderão provocar o aumento da vigilância e as modificações viscerais como: taquicardia, sudorese, dilatação da pupila entre outras, além de provocar secreção de hormônios da glândula suprarrenal, este hormônio desempenha um importante papel nas emoções seriam: medo ou raiva. Interferindo também no córtex cerebral, permitindo a identificação da informação emocional.
            Cabe ressaltar que determinados estímulos com valor emocional pode afetar o cérebro de duas maneiras: pelas vias sensoriais até o córtex cerebral, sendo a informação enviada à amígdala. Ex: O cérebro primeiro identifica o estímulo – o que é? Depois avalia – qual a importância para mim?
OBS: As respostas emocionais periféricas são desencadeadas antes que o córtex cerebral tome conhecimento do estímulo. Segundo Consenza (2002) um pequeno detalhe do ambiente é capaz de ser identificado como mobilizador, ainda que passe despercebido aos processos conscientes. Ou seja, o córtex cerebral, ao perceber as respostas corporais, pode se confundir e identificar erroneamente a origem da emoção ao fazer associação com os fatores ambientais e imediatos que foi percebido conscientemente. Podendo confundir a emoção sentida, já que emoções distintas podem ter uma mesma resposta periférica. 
CLASSIFICAÇÃO DAS MEMÓRIAS
            Existem diferentes tipos de memória que comportam subdivisões, das quais se encarregam sistemas e estruturas cerebrais diferentes. Cabe ressaltar que o usuário de substâncias psicoativas têm suas memórias afetadas.
MEMÓRIA DE CURTO PRAZO OU DE CURTA DURAÇÃO: responsável de armazenar acontecimentos recentes.
MEMÓRIA DE LONGO PRAZO OU LONGA DURAÇÃO: responsável pelo registro das lembranças permanentes.
MEMÓRIA EXPLICITA: lembranças do dia-dia, armazenamento transitório.
MEMÓRIA IMPLICITA: habilidades, forma de armazenamento permanente.
MEMÓRIA TARNSITÓRIA: regulação cotidiana do comportamento, hoje chamada de Memória Operacional ou Memória de Trabalho. 
            Cabe ressaltar, uma informação relevante para se tornar consciente, tem que ultrapassar o filtro da atenção, e a primeira impressão da consciência se faz por meio da memória sensorial ou memória imediata. Estas informações têm duração de alguns segundos, e corresponde à ativação dos sistemas sensoriais relacionados a ela. Porém, essa informação só será mantida no consciente por meio de um sistema de repetição. Podendo ser elaborado por recursos verbais ou por imagem visual, ou seja, alça fonológica ou esboço viso espacial. Estes dois processos dependem dos diferentes sistemas neurais localizados no córtex cerebral.
            A todo o momento depende-se da memória de trabalho ou memória prospectiva, e sistema de repetição tem uma capacidade muito limitada quanto ao número de informações que podem ser mantidos em processamento. Este número pode ser repetido dentro de um intervalo de apenas dois segundos. 
            A memória sensorial e o sistema de repetição são componentes da memória de trabalho, este tipo de memória é transitório, tendo apenas a função de reter informação e de processar conteúdos. Estes sistemas neurais constituem uma unidade de processamento e lida com vários tipos de informações, seriam: sons e imagens projetivas (pensamentos). No qual, os sons ou as imagens projetivas estarão disponíveis para, raciocínio e a compreensão.
            Já a memória de trabalho dispõe de processos adicionais que permite a conservação da informação, chama-se: ativação de registro ou armazenamento cognitivo consciente. Ex: local onde se estacionou o carro, caminho diário, etc. Geralmente ativaremos tais informações periodicamente quando dela necessitarmos, fazendo associação que permite desencadear a lembrança em determinado momento, não sendo mais necessária, a informação é armazenada ou esquecida.
            A memória prospectiva tem a informação fundamental ao nosso cotidiano, ou seja, planejamento de estratégias comportamentais – agendamento diário. A memória prospectiva e a memória de trabalho dependem do funcionamento da região pré-frontal (lobo temporal) do cérebro, com já foi observado lesões nesta área prejudicam seu funcionamento.

           

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