Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE APOIO EM EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA – GAEP

Formado por especialistas em psicopedagogia, psicólogos, estudiosos da psicanálise, estudante de psicopedagogia e áreas a fins. 
PROPOSTA:
- OBJETIVO DO ENCONTRO PSICOPEDAGOGICO
Reunir e orientar profissionais psicopedagogos, educadores e pais com grupo de estudo e palestras, temas psicopedagógicos e educacionais. As palestras e grupos de estudos acontecerão duas vezes por mês no Espaço café da Livraria Saraiva – Midway Mall, encontros gratuitos. Contudo, direcionaremos estudos mais aprofundados, no qual, cobraremos um valor simbólico, pois, avisaremos com antecedência.
- SERVIÇOS, CONSULTORIA E ASSESSORIA EDUCACIONAL:
Promover palestras para professores (semana pedagógica), pais e psicopedagogos; orientação e supervisão na Clinica psicopedagógica em grupo ou individual; assessoria na montagem de consultório; consultoria a Instituições de Ensino; minicursos na área da psicopedagogia; treinamento para professores sobre como identificar possíveis dificuldades de aprendizagens e como proceder; curso para pais; entre outros.
- 1º ENCONTRO:
TEMA: Os jogos como ferramenta de intervenção na Clinica psicopedagógica.
LOCAL: Livraria Saraiva – Café. Av. Bernardo Vieira, 3775 – Lj. 327 – Piso L3 Midway Mall. Tirol – Natal – RN.
DATA: 23/11/2013 – HORÁRIO: 19: 00 as 21h00min h.
OBSERVAÇÃO: entrada gratuita, lotação - 50 lugares disponíveis e não podem ser reservados. O grupo de Apoio em Educação e psicopedagogia – GAEP (grupo de estudo), nasceu no espaço Acadêmico da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA - Polo: Natal RN.
ORGANIZADORES:
Manoel Barros Neto, Nery Adamy, Luana Mª Mendes, kylsse Alves, Deusuite Lima, Micheline Ferreira e Josenilda Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces