Pular para o conteúdo principal

SIGNIFICAÇÕES DO SILÊNCIO - CRÔNICAS DO EU


Data: 19/09/2013 – aula de campo

            Hoje acordei muito cedo, fui levar meu filho até a escola, participaria de uma aula de campo. Estava bastante entusiasmado, acordou às quatro e quinze da manhã, um horário histórico. Ao ouvir seu despertador logo pensei: este sujeito já acordou?
A mãe acordará às quatro horas, fiquei deitado esperando as ordens da saída, sim, vivemos sob as ordens femininas, no entanto estava com muito sono, saímos às cinco horas e quinze minutos.
            Durante o caminhar ele esperava recomendações, muito jovem tem apenas quatorze anos de idade, passa por um processo maturescente. Curioso, mas o crescimento físico sofre o efeito conjugado das variações individuais da personalidade. Tais alterações sofrem influências sócio/culturais, por este motivo os pais devem estar atentos às escolhas grupais. Ou seja, as influências do grupo social do jovem em desenvolvimento, estes caminhos direcionam a fase adulta.   
Por exemplo: a representação mental do corpo do adolescente é perturbada desde o início do desenvolvimento pubescente, é a partir dos 11 anos de idade que escolhemos nossos grupos de amigos.
            Vou chama-lo pelo pseudônimo de Mario, ele é um sujeito muito desenvolvido, medindo um metro e oitenta. Quando fala-se sobre o cumprimento do adolescente é necessário mencionar que este processo do aumento rápido da estatura e da envergadura dos adolescentes é flagrante, muitos podem tornar-se rapidamente diferentes, chegando à confundir-se com um adulto. Desta forma a aparência física ou a imagem corporal dos adolescentes é objeto de suas preocupações uma delas são estados narcísicos.  
Em alguns casos o constante uso do espelho é completamente normal, apesar disso, tal subjetividade pode virar danos patológicos. Existem alguns casos que a falta de controle da aparência, as desproporções temporais desarmoniosas como: o aumento da imagem física e/ou imagens sugeridas pela vida contemporânea, como o corpo perfeito podem desenvolver graves patologias.
Mas, o desenvolvimento disforme e desarmonioso do processo púbere pode gerar dismorfofobias[1], desta forma os pais devem ficar atentos a estas preocupações subjetivas dos adolescentes.
            As dismorfobias são caracterizadas por altura, corpo perfeito, peso, voz, rosto (acne) e/ou desenvolvimento genital. Desta forma, é essencial compreender estas inquietações psicossociais dos adolescentes, muitos comportamentos são necessidades de adequação a normas sociais. Estas condutas ou costumes são direcionados tanto grupo de amigos (on-line, massa social ou pessoal), sociedade moderna/capitalista.
Estas diretrizes sociais podem gerar sentimentos negativos/inconsciente de inferioridade, isolamento e consequentemente depressão. Este sentimento relaciona mal-estar em despir-se diante de alguém e/ou ir a um passeio em que ele necessite ficar mais à vontade.
            Acentuo que estes estados psíquico/social levam a patologias, levando os sujeitos a comportamentos desviantes como: anorexia mental – caracterizada pelo emagrecimento incontrolável levando os sujeitos a anorexia psicogênica (desejo intenso de ser magro (a)); obesidade, adiposidade manifestasse por uma série de comportamentos consciente/inconscientes trazendo bulimia, regressão infantil, e a busca de prazer imediato; a fobia da obesidade – dá lugar as restrições alimentares em nome da sedução. Deldime[2] menciona que as imagens corporais de adolescentes púberes são de ordem sócio/cultural construções de signos societários e que levam os adolescentes e jovens a busca pelo corpo perfeito.  
É necessário examinarmos que estes pontos, a dismorfobia em Mario só foi examinada quando necessitamos comprar um tênis, neste dia ele revelou que não gostaria de crescer mais ficando aborrecido.
O aumento de disforme em alguns adolescentes ou jovens se dá pela influência familiar, biológica. Apesar disso, tais comportamentos podem levar a evasão escolar, déficit de aprendizagem escolar ou a comportamentos depressivos, (baixo rendimento cognitivo, e baixa autoestima).
Essa dissertação se deu sobre vários aspectos como o entusiasmo de Mario pela aula de campo, e as observações disformes.
Voltando ao passeio de Mario, seus olhos brilhavam de ansiedade! Devo citar que essa jornada não era com sua turma, e sim com a turma do primeiro ano do ensino médio. Foi um premio de um concurso de fotografias que ele ganhou na escola, noite passada perguntara-me: “papai, como vai ser? Não conheço ninguém!”.
Respondi-lhe: “Você é um jovem esclarecido e bastante comunicativo, tenho certeza que você vai encontrar pessoas interessantes e inteligentes, use sua intelectualidade para ser sociável”.
Bem, ao chegar a casa fui me deitar um pouco, estava com muito sono. Até breve, espero que estes conteúdos tenham lhe encontrado beijos.




[1] Medo patológico de ser ou se tornar disforme. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 3.0.
[2] DELDIME, Roger. Desenvolvimento psicológico da criança. 2ª Ed. Bauru; SP: Edusc, 2004.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces