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ACOLHIMENTO E AVALIAÇÕES: compreensão diagnóstica do grupo numa observação psicotécnica pedagógica




 

                                                    MANOEL ESPERIDIÃO DO RÊGO BARROS NETO

 

            Durante o acolhimento em atividades experienciais é importante conhecer as características emocionais do grupo e seus estilos cognitivos. Para assim perceber as habilidades cognitivas, e as condições orgânico-emocionais. Desta forma poderemos fazer encaminhamentos buscando algumas especialidades médicas que possibilitem uma melhor compreensão diagnóstica do comportamento do sujeito e seu déficit cognitivo.

            A avaliação fonoaudióloga, por exemplo, vai possibilitar uma compreensão sobre os déficits de leitura e escrita. Muitas vezes este déficit é a causa do não diálogo ou da não participação deste sujeito em atividades de leitura e escrita. Outra avaliação diagnóstica importante é o envolvimento emocional do sujeito com as substâncias psicoativas.  Muitas vezes o uso de substâncias são as causas de evasões escolares, transtornos cognitivos e ou comportamento antissocial.  

            Atividades com desenhos, pinturas, colagem e gravuras: são projeções inconscientes e busca encontrar a identidade do sujeito com a imagem escolhida. Este trabalho permite ao monitor um conhecimento mais aprofundado nas compreensões imaginativas registradas ao papel e signos sociais, do mesmo modo possibilita uma aproximação dos fatores ambientais e psicobiológico do sujeito avaliado.  Contudo, o monitor da oficina deve fazer um inventário a cerca das imagens escolhidas (imagens inconscientes com recortes ou figuras) ou desenhadas pelo sujeito, deve perceber seus déficits cognitivos, para assim fazer uma avaliação e buscar o estilo cognitivo. Os desenhos e pinturas vêm revelar percepção do plano bi e tridimensional, noção espacial e vivências emocionais. Por está perspectiva vamos obter informações sobre os processos inconscientes como problemas relacionais, ao mesmo tempo vamos ter acesso aos déficits cognitivos como coordenação motora atenção e concentração. Ter uma compreensão sobre as fases gestacionais do sujeito é de estrema importância, essa anamnese traz respostas sobre as imagens ações e as imagens espetaculares do sujeito.

            O tema escolhido nas atividades experienciais de arte e cidadania vai possibilitar ao monitor o significado de mundo e sua vivência. É importante perceber que a projeção de imagens ou desenhos sobre o papel, é um fato real e vivencial, isto é, são projeções que fazem parte da imagem corporal ou do imaginário do sujeito.

            As ações ou atividades com jogos geométricos como tangram, bloco lógico, ábaco e mosaico geométrico, xadrez e outros jogos exigível, possibilita a compreensão como a atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, ações matemáticas e participação do trabalho em equipe, isto é, relações.

             As respostas registradas pelos adolescentes nas sentenças incompletas como atividades pedagógicas sociais: possibilita uma compreesão e o significado da sua vivência relacional (imagem ação) e sobre suas escolhas pessoais (eu social, imagem espetacular). As respostas nas sentenças incompletas dão um conhecimento de como o sujeito pensa em relação ao “eu” e aos outros (imagem espetacular).

            Numa perspectiva qualitativa estas atividades dão informações sobre o mundo afetivo, psíquico, cultural e cognitivo do sujeito. Quando se trabalha um elemento da realidade deve-se perceber: o tema, a forma como ele é representado e as particularidades apresentada pelo sujeito. Cabe ressaltar que a representação vai mencionar informações sobre as percepções e /ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas experienciais, bem como, a utilização do pensamento e da linguagem grupal.

             As informações sobre os estágios cognitivos do sujeito possibilita a equipe perceber a realidade representada graficamente com todos os detalhes. Contudo, existem padrões esperados de acordo com a idade do sujeito avaliado. Além do desenvolvimento cognitivo os desenhos e jogos revelam criatividade e as imagens inconscientes.  Por exemplo: o desenho da figura humana revela a imagem do sujeito, sua carência emocional e sua percepção em relação aos outros. Já o desenho da família vai revelar a dinâmica familiar e os fatores relacionais “eu/outro”, já o par educativo (desenho escrita) mostra como é vivenciado pelo sujeito a relação pedagógica, porém, no par educativo encontramos também a relação “eu e os objetos de desejos”. Estes trabalhos foram desenvolvidos por sujeitos em cumprimento de Liberdade Assistida (L.A), e permitiu ao mediador uma avaliação em todos os ângulos, principalmente o desempenho psicomotor. 

            As ações pedagógicas dirigidas que utilizam expressões pela escrita, como sentenças incompletas, criação de histórias a partir de elementos com formas geométricas, poesia e música, buscam elementar uma provocação da memória, revelando realidades como: vivências, sentimentos, e negação intelectiva diante de alguma disciplina. Estes elementos além de revelar as associações inconscientes, revelam também à compreensão do sujeito sobre a leitura, e a escrita.

            As noções rudimentares como criação de textos, gravuras, figuras geométricas e desenhos devem trabalhar a projeção e sua identificação da imagem ação e a imagem espetacular. Estas projeções vão revelar os elementos da realidade trazendo suas características vivências. Assim, poderemos perceber as associações mentais do sujeito, suas carências afetivas, seus medo dos eu’s sociais e déficits cognitivos.

            As avaliações pedagógicas como leitura, escrita, arte e cidadania, interpretação e criação textual, atividades matemática e sentenças incompletas fazem parte da história de vida do sujeito e da sua relação com o mundo socioescolar. Estas oficinas podem e devem ser desenvolvidas nas escolas públicas ou privadas.

            A estas relações devem estar ligados o seu desempenho ou déficits cognitivos.  Contudo, é de extrema importância o interesse do mediador da oficina pelas relações socioescolar, livros e atividades, os anos de estudos atuais e anteriores. Devemos pensar que é de estrema importância à visita do mediador das oficinas nas escolas dos sujeitos, para assim entendermos qual a relação sujeito/ escola ou qual a relação escola/sujeito.

 

 

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