BARROS NETO, Manoel E. do R
A pedagogia tem uma abrangência profissional muito
ampla no atual cenário globalizado. É uma Ciência cujo objeto de análise é a
educação, seja Empresarial ou Educacional.
Seus
métodos e princípios reúnem em seu campo de estudo um conjunto de teorias filosóficas,
psicológicas e sociológicas. Ao mesmo tempo direciona todos os preceitos
científicos que orientam as atividades e práticas educativas dentro e fora de
sala de aula, tornando-a mais eficiente.
É
importante ressaltar que a Pedagogia do Século XXI atua tanto no Mercado Empresarial
(Educação Coorporativa) quanto no Mercado Educacional (Gestão, Coordenação
Pedagógica, Orientação Educacional e Educação Infantil) e na Assistência Social
com Oficinas Operativas de Liberdade Assistida em Meio Aberto.
A
educação corporativa propõe o desenvolvimento de uma estrutura educacional
voltada à disponibilização de conhecimentos e interesses empresariais. Ou seja,
o Pedagogo empresarial tem por objetivo organizar uma política educativa
corporativista, direcionando os profissionais a uma formação contínua de
educação. Ao mesmo tempo propõe oficinas Operativas pedagógicas e/ou palestras
motivacionais, visando sempre o bom relacionamento empresarial. É responsável pelo
“Capital Intelectual” de toda Empresa.
No
contexto escolar este profissional atua diretamente com aprendentes e Ensinantes
com Orientação Educacionais, Educação Infantil e Educação Fundamental I, por
fim a Coordenação Pedagógica.
Na
Assistência Social atua com Oficinas Operativas pedagógicas em diversas áreas,
inclusive na Medida Socioeducativa em Meio Aberto (atividade socioeducativa).
O
atual cenário examina o Pedagogo como organizador do saber, exercendo uma
função de muitas responsabilidades sociais.
Para
Mussak (2003), há três requisitos básicos para o desenvolvimento da
aprendizagem organizacional: os domínios pessoais (a aquisição de
habilidades e conhecimentos pessoais, permitindo que o processo de aprendizagem
aconteça); o desenvolvimento de uma visão comum da organização com objetivos
e interesses e a capacidade de pensar em equipe percebendo as relações
de interdependências[1]
da organização.
Hoje para
que o profissional colaborador possa atuar no ambiente de trabalho deve
adequar-se às necessidades impostas pelo Mercado Econômico Global. Mas, para
que isto aconteça o colaborador empresarial necessita ser um sujeito flexível e polivalente. Diante de tais
questões pergunta-se: o que é “capital Intelectual”? E qual a sua importância
na Organização Empresarial?
CAPITAL
INTELECTUAL
O capital
intelectual é caracterizado pela afirmação de que o conhecimento institucional
e o conhecimento global social e econômico é o principal produto da era
contemporânea. Este modelo de produção intelectual
tem como palavra-chave: flexibilidade.
Ou seja, o colaborador empresarial deve ser um sujeito capaz de resolver
problemas, ter domínio de conhecimentos e habilidades básicas como ter comportamento cooperativo e
participativo.
Freire (1996) menciona que ensinar exige bom
senso, e o exercício do bom senso se faz no corpo da curiosidade. “Neste
sentido, quanto mais pomos em prática de forma metódica a nossa capacidade de
indagar, de comparar, de duvidar, de inferir, tanto mais eficazmente curiosos
nos podemos tornar e mais crítico se pode fazer o nosso bom senso” (FREIRE,
1996. p. 62).
Estes fatores são fundamentais para os
conhecimentos institucional/sociais. Diante de tais contexturas pergunta-se:
como trabalhar em equipe? Qual a
importância do conhecimento de mundo? E como organizar um perfil de
relacionamento nas redes sociais? - Face book entre outras.
A aprendizagem organizacional e comportamental
é vista pela atual economia globalizante como uma alternativa de melhor
desempenho de trabalho. O Pedagogo pode promover Oficinas Operativas recriando
cenários e discussões que levem os colaboradores a uma reflexão de sua atuação
profissional.
Os
indivíduos criam práticas sociais de memória, experiências grupais e
institucionais. No qual, o ambiente de trabalho é parte do mundo pessoal, a
flexibilidade identificatória da subjetividade caracteriza-se pela experiência
indenitária institucional, trazendo práticas linguísticas intersubjetivas.
REFERÊNCIAS
www.institutoibe.com.br
– materialdidatico@institutoibe.com.br
FREIRE,
Paulo. Ensinar exige bom senso. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Pp. 62 a 72.
PLANO DE NEGÓCIOS
RESUMO DAS
ATIVIDADES DO ÁPICE
O Ápice tem por objetivo ministrar
palestras técnicas (educativas) e motivacionais, preparar e/ou organizar
Workshops, dar orientação educacional a escolas e empresas, prestar concursos
Públicos e Enem. É importante ressaltar que o domínio e o desenvolvimento
cognitivo corporativo organizacional exigem dos colaboradores: domínios pessoais;
desenvolvimento de uma visão comum da organização seus objetivos e interesses
e a capacidade de pensar em equipe percebendo as relações de
interdependências[2]
da organização.
PRINCIPAIS
PRODUTOS E SERVIÇOS
·
Orientação
educacional – Palestras técnicas e motivacionais em Escolas e Empresas;
·
ENEM
e concursos Públicos.
PRINCIPAIS CLIENTES
·
Escolas
e Empresas;
DADOS DO EMPREENDEDOR
·
NOME: BARROS NETO, Manoel E. do Rêgo
·
CIDADE:
Natal RN – Contatos: (084) 9930 5333; rego_barros@hotmail.com; apicetfc@hotmail.com. Sites: http://arteterapiapsicanalitica.blogspot.com.br - https://www.youtube.com/channel/UCo7dDbay6m4y6L_ivuGPjbQ. Face book: Ápice Treinamento e
Formação Continuada.
RESUMO
DO PERFIL DO EMPREENDEDOR
Graduado em Pedagogia PELA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, com Especialização em
Psicopedagogia de Orientação psicanalítica pela mesma Universidade; Curso de
Extensão em Medidas Socioeducativas pela Universidade Federal do Rio Grande do
Norte – UFRN (Comportamento antissocial). Atendeu durante 5 anos Medidas
Socioeducativas em Meio Aberto (conflito sócio/emocional), Casa abrigo e
Necessidades Especiais pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência
Social – SEMTAS, Prefeitura da Cidade do Natal RN. Atualmente Leciona no
Instituto Mendes de Ensino Superior – IMES, Cursos de Pós-Graduações e
Psicopedagogo Clínico e Institucional.
PROPOSTA DE
PALESTRAS
TEMAS
|
VISÃO DE MUNDO:
Perceber
o mundo em sua volta, investir no visual físico e on-line; Como trabalhar em
equipe? Qual é o momento mais importante da sua vida? Qual a diferença entre
persistência X teimosia? A linguagem social exerce influência no desenvolvimento
profissional?
|
O PODER DA COMUNICAÇÃO –
FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE DE SUA VIDA
|
O
que é tecnologia? Como traçar metas e compromissos do agora. Quem é a pessoa
mais importante de sua vida? Experiência da mudança; leitura de cenário;
inovar sempre e ter amor pelo que faz.
|
PALESTRAS MOTIVACIONAIS - A importância do “Capital Intelectual”;
OBSERVAÇÃO: Os investimentos em Palestras
motivacionais ou técnicas, orientações Educacionais devem ser solicitados
(negociação), consultar contatos.
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