Pular para o conteúdo principal

A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO


                             BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo 

            A linguagem faz parte do desenvolvimento da cultura e das relações pessoais, ligam-se as questões comportamentais sócio/familiar e aos processos de ensino-aprendizagem. É um processo que vem sendo desenvolvida desde o período gestacional dando continuidade a toda fase do desenvolvimento emocional, social e comportamental do sujeito na primeira e na primeiríssima infância, é por meio das palavras que o pensamento se materializa subjetivamente. Segundo Vigotski (2010) a linguagem desempenha algumas funções importantes como: coordenação social, e o mais importante, é um instrumento do pensamento.  Segundo o citado autor (2010) a linguagem acontece de fora para dentro, isto é, acontece pelo discurso interior, neste momento o sujeito incorpora o plano simbólico no aparato psicológico unido a linguagem. E menciona que toda palavra tem imagem, diante disto percebemos que é no processo de desenvolvimento da linguagem que a imagem morre e a palavra conserva o sentido e o som. Para ele (2007) a linguagem simboliza as entidades reais e as relações entre elas.
            Ao pensarmos desenvolvemos uma comunicação interna, isto é, desenvolvemos equilibração. Num simples ato de pensar reproduzimos inteligências, as inteligências é um intercambio entre o sujeito e meio. Contudo, para que se desenvolva o pensamento vai exigir a coordenação de varias funções orgânicas como: memória declarativa (informação sobre fatos), procedimental (habilidades e hábitos), semântica (memória geral), episódica (conhecimento pessoal). Estas funções psíquicas ligam-se a evolução e a maturação cerebral. Contudo, a complexidade da memória abrange o neurológico, o psíquico e o cognitivo. Vigotski (2010) quando trata do conceito de inteligência mental ele menciona que este termo deve ser substituído pelo conceito de aptidão especial.
            Devemos ressaltar que as organizações da linguagem escrita durante as oficinas de arte e cidadania na L.A[1], foram desenvolvidas atividades de criação textuais ou composição de um rap, a leitura e a interpretação de mundo do sujeito devem estar inseridas no planejamento de oficinas. Este desenvolvimento textual pode ser associado às atividades diversas. Por exemplo, a criação de imagens como desenhos (ilustração pedagógica) ou criação de formas geométricas como o jogo do Tangram ou mosaico geométrico. É licito supor que, a singularidade do sujeito é definida por fatos históricos, isto é, a relação do homem com o mundo não é uma relação direta é mediada por instrumentos e signos. Os sujeitos observados e acompanhados durante as oficinas não obedecem a normas sociais ao mesmo tempo não compreendem signos sociais. Os signos sociais são formas posteriores da mediação e da natureza semiótica entre o sujeito e o objeto de conhecimento de forma simbólica é uma representação mental.
Para direcionarmos os planejamentos das oficinas pedagógicas de arte e cidadania, necessitamos buscar uma compreensão sobre a Escola Epistemológica. Essa Escola estuda as duas polaridades do processo cognitivo e o emocional, junto ao sujeito e o objeto de conhecimento. Ao mesmo tempo buscamos a sociogenia para compreendermos as relações interpessoais vivenciadas pelos grupos durante as oficinas. Necessitávamos conhecer as relações históricas, culturais e as formas que definiriam o funcionamento psicológico e a linguagem utilizada por pelos sujeitos.
Cabe ressaltar que, o conceito de adolescência é um conceito cultural, não devemos comparar um adolescente com outro, isto é, os limites, as possibilidades, as particularidades de cada um. As particularidades são definidas pelos fatores históricos, vivenciais e emocionais. Neste pensamento poderíamos incluir as possibilidades de aprendizagens ou os déficits. É importante refletir sobre a organização da linguagem escrita como um todo, este processo está ligado diretamente ao desenvolvimento da psicomotricidade.
A linguagem definida pelo grupo também está associada aos signos pigmentados na pele do sujeito, estes signos vêm simbolizar suas entidades reais nas relações sociais. As tatuagens pigmentadas na pele dos adolescentes definem as imagens ações e as imagens espetaculares, isto é, muitas vezes são registros hierárquicos na posição social. Isto é, são formas inconscientes de afirmação social ou um reflexo das imagens e dores inconscientes. Algumas imagens ligasse a desintegração de outros valores já constituídos, é importante mencionar que este é um processo interno e doloroso. Desta forma iniciamos este tópico com a seguinte pergunta. O que é linguagem? E como se desenvolve a inteligência do sujeito?
             O ato de comunicar verbalmente está relacionado a diversos fatores de desenvolvimento emocional e coordenação social, essa desenvolução começa durante o período gestacional. Neste caso vamos descrever alguns fatores de desenvolvimento da linguagem: o psicomotor[2], o cognitivo, os fatores sociocultural, afetivo-emocionais e os fatores relacionais.  O contato visceral da criança com sua mãe são fundamentais para o desenvolvimento do sujeito social e intelectual. A intenção dos pais em comunicar-se com os filhos em intensões emocionais quotidianas criam condições emocionais de desenvolvimento normal como: vínculos afetivos, o encorajamento a curiosidade autônoma, e o brincar controla o mundo circundante.
            Contudo, é necessário ressaltar que existem outros elementos que podem interferir no desenvolvimento da linguagem e no estado de equilibração, são os transtornos nas aprendizagens da lacto escrita e os transtornos do desenvolvimento e evolução da linguagem ou poderemos chamar de transtornos de comunicação. Estes transtornos estão vinculados a fatores psicológicos. Seriam eles; atraso na fala (neste caso a atividade linguística não se encontra dentro de parâmetros normais), o atraso de linguagem (consiste num atraso homogêneo no surgimento da linguagem), semântica (o vocabulário é reduzido a objetos do entorno social), afonia histérica (perda da voz por choque afetivo, bloqueio por estresse ou medo de falar), disfemia (deterioração da fluidez verbal caracterizada por repetições do elemento da fala, sílaba, sons, palavras, etc.) e a dislexia (distúrbio de leitura quase sempre acompanhado com a aquisição da linguagem escrita).
            Este conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem ao mediador da oficina vem permitir a compreensão da construção da inteligência, isto é, a equilibração.  Lakomy (2003) menciona os estudos desenvolvidos por Piaget sobre a construção da inteligência da criança.
[...] a criança constrói sua inteligência em um intercambio constante com o meio, com o objetivo de uma constante equilibração – uma melhor adaptação ao meio. Assim, quando uma criança se encontra em uma situação nova, instala-se um estado de equilíbrio. A criança, então, procura novos esquemas ou formas para lidar com isso (que envolve uma crescente transformação das suas ações) e, assim, adaptar-se e voltar a um novo estado de equilíbrio (LAKOMY apud PIAGET. 2003. P. 28).
            A ação de sugar o leite materno é um exercício reflexivo do recém-nascido, este exercício transforma-se em um dos primeiros esquemas da reflexão funcional da ação, isto é, o ato de sugar é um processo do estado de equilibração. Segundo Lakomy (2003) a representação funcional, isto é, a ação de sorver do lactente, é a primeira condição do ato de troca da criança ao meio. “Dessa maneira, o indivíduo em contato com o meio, perturba-se e se desequilibra” (LAKOMY. 2003. p. 29).
            Para equilibrar-se ou adaptar-se a esse meio ele constrói esquemas de ação que levam à produção de novos conhecimentos complexos. Lakomy (2003) menciona sobre o método da equilibração majorante desenvolvido por Piaget. Esse processo de equilibração desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e social do sujeito. E envolve dois mecanismos intermediários, a assimilação e a acomodação. Ela explica que a assimilação é a incorporação de novos conhecimento ou um conjunto de conhecimentos reunidos à estrutura intelectual do sujeito. A acomodação ocorre quando o sujeito reorganiza sua estrutura mental para assim incorporar novos conhecimentos.
            Se buscarmos o estágio das operações concretas (de 07 a 13 anos), isto é, a superação do egocentrismo. Vamos perceber que neste estágio o adolescente busca compreender o pensamento do outro. “[...], procura transmitir seu próprio pensamento, de modo que este seja aceito pelos que o rodeiam, apesar de começar a perceber suas próprias contradições” (LAKOMY. 2003. p. 33). Nesta fase se instala a comprovação empírica das elevações mentais.
            Já no estágio operatório-formal (13 anos em diante) apresentado por Piaget, mostra que o adolescente passa ter um raciocínio lógico. Lakomy (2003) observa, é nesta fase do desenvolvimento que o conteúdo do pensamento do adolescente é incompatível com a realidade. Os estudos desenvolvidos pelo citado pesquisador mostram o desenvolvimento do pensamento neste estágio critico e social. Este é baseado em quatro analises e seriam elas: análise da combinação, da correlação, da inversão e da reciprocidade. É nestas ações reflexivas sobre o pensamento do adolescente que ele vem complementar a construção dos mecanismos cognitivo-relacionais. Nesse caso este mecanismo, continua a ser desenvolvido ao longo de sua vida. Contudo, para este desenvolvimento acontecer vão depender da estimulação, sujeito e o meio. Cabe ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem é desenvolvido e estimulado pelo meio, e pelos fatores familiares, sociais e culturais.  “O professor é um agente mediador entre o aluno e a sociedade e o aluno, por sua vez, é um agente ativo na construção do seu conhecimento por meio da sua interação com o mundo físico e social” (LAKOMY. 2003. p. 33).
            Diante desta realidade apresentada por Lakomy, passamos a perceber que os fatores sócios e familiares vêm contribuir neste processo de ensino/aprendizagem. Contudo, percebemos que as operações centrais da inteligência, isto é, classificar ou ordenar não serão bastante, devemos buscar também os aspectos emocionais e vivenciais durante a fase de aprendizagem escolar. Durante as oficinas observamos os desenvolvimentos reais e proximais, promovendo assim uma intervenção pedagógica, seu desenvolvimento cognitivo e emocional. É pertinente mencionar que buscávamos sempre o retorno do sujeito à escola.
            Com base nos resultados apresentados em oficinas tentamos compreender a capacidade cognitiva dos sujeitos. Contudo, para isto ocorrer os sujeitos devem sentir-se pertencentes ao grupo, devem sentir-se únicos e distintos. Em função destes dados era de primordial importância conhecer as realidades sócias familiares dos sujeitos, conhecer os fatores históricos e relacionais. É licito supor que os desajustes emocionais podem sugerir uma dificuldade de aprendizagem, como por exemplo: linguagem, leitura e escrita. E estes fatores estabelecem relações recíprocas como os desajustes sociais. Existem crianças que apresentam bloqueios totais em relação à lacto escrita[3].
            A lacto escrita representa forma de crescimento e de maturidade, os sujeitos que apresentam esta disfunção demonstram uma resistência a este crescimento. E os sujeitos respondem emocionalmente a diversas situações de vida como, por exemplo: problemas familiares, superproteção, negação, morte de pessoas próximas, violência e agressividade. Desta forma devemos estar atentos a estes casos, mesmo porque estes sujeitos vão responder sobre todos estes aspectos durante todo o processo de ensino/aprendizagem. Porém, o mais importante é conceder ao sujeito possibilidades de ser, colocando sempre como sujeito capaz de pensar e refletir sobre seu aprendizado.  É necessário termos a compreensão do desenvolvimento psicossocial, psicobiológico, para entender o processo de desenvolvimento sócio escolar. Diante disto menciona Zabala:
[...], ter um conhecimento rigoroso de nossa tarefa implica saber identificar os fatores que incidem no crescimento dos alunos. O segundo passo consistirá em aceitar ou não o papel que podemos ter neste crescimento e avaliar se nossa intervenção é coerente com a ideia que temos da função da escola e, portanto, de nossa função social como educadores (ZABALA. 1998. p. 29).
            Durante o nosso trabalho com adolescentes autores de atos infracionais percebemos que o processo de ensino-aprendizagem, linguagem, relação social é uma ação social continuada, podem interferir na vida escolar dos sujeitos. E este processo tem um caráter ativo e faz parte da construção pessoal de cada um, os problemas de aprendizagens vão ser levados durante toda a vida. Como já havíamos percebido antes, a linguagem, o pensamento e o desenvolvimento social andam juntos, isto é, a comunicação relacional não está ausente do sujeito, pensamos e existimos socialmente.
 Quando pensamos ou expressamos pensamentos (falar só), expomos nossa dificuldade de compreensão cognitiva, e ou organizamos nossos pensamentos. Dessa maneira o pensamento passa a revelar nossa natureza social e ao mesmo tempo nossa dificuldade de compreensão. Segundo Vigotski (2010) nossa personalidade é organizada pelo mesmo modelo de organização e convívio social. Assim passamos perceber que existe uma desintegração interna e inconsciente do sujeito em seu dado natural de se comunicar e socializar seus pensamentos, não importando como essa comunicação se dê.

 

                                 REFERÊNCIAS

 

ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 27 a 52.

VIGOTSKY, L. S. O desenvolvimento da percepção e da atenção. 7ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 21 a 31.

 

----------------, Psicologia pedagógica. 3ª Ed. – São Paulo : Editora WMF. Martins Fontes, 2010.

LAKOMY, Ana Maria. Teorias cognitivas da aprendizagem. Curitiba: IBPCX, 2003.

 

 

 



[1] Liberdade Assistida – Núcleo de Atividades para Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – NAMSE. Natal RN.
[2] Próprio ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como movimentos corporais governados pela mente (DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAIS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA 3.0).
[3] Habilidade de leitura e escrita (DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, detecção e estratégia de ajuda. Edição MMIX).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFICULDADE NA APREENDIZAGEM ESCOLAR

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA   DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, (pp. 78 a 109). GOLBERT, Clarissa Seligman; MOOJEN, Sônia Pallaoro. Dificuldade na Aprendizagem Escolar. In: SUKIENNIK, Paulo Beréi (Org.). O aluno problema: transtornos emocionais de crianças e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. Pp. 79 a 109.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo As dificuldades de aprendizagens são comuns durante todo o processo do compartilhamento do conhecimento, existem aprendentes que por diferentes razões seja: o nível de complexidade de conteúdos e/ou metodologia não consegue acompanhar a troca da informação dialogal em sala de aula. Tais dificuldades têm sido objeto de estudo a partir de inúmeras perspectivas ordenando elementos conceituais diversos, o conceito de problemas na aprendizagem e/ou atrasos é extenso e quase incompreensível. Martín e Marchesi [1] menci

Psicomotricidade e grafismo

BOSCAINI, Franco. Psicomotricidade e grafismo: da grafo motricidade à escrita. 1998 - Instituto Italiano Di cultura. Rio de Janeiro – Sete Letras.   BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo                   Segundo o autor todos os trabalhos sobre atividades gráficas, oferecem resultados parciais. E em referência apenas as produções gráficas, pode-se notar que a maior parte das produções artísticas recebem orientações psicanalíticas do desenho e da escrita. Poucos autores abordam a problemática da gestualidade, do traço, da motricidade e da estética. Contudo, os estudos sucessivos se orientam mais tarde sobre a expressividade considerando a ligação entre grafismo, gestualidade e movimento. O citado autor observa que a atividade gráfica é um meio de comunicação que se origina do corpo expressando-se através da escrita e do desenho. EXPRESSÕES HUMANAS             O homem é por natureza um ser comunicante e para esta comunicação ele utiliza-se de uma vasta gama de linguage

FATORES DE INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - ( WINNICOTT, 2005. pp. 59 a 72 - Capitulo VI)

WINNICOTT, Donald W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar . 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.                                                               BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo               O presente estudo analisa as bases familiares num contexto de integração e desintegração durante a vida familiar numa perspectiva cultural/vivencial. “O modelo pelo qual organizamos nossas famílias demonstra na prática o que é a nossa cultura, assim como uma imagem do rosto é suficiente para retratar o indivíduo [1] ”. As sessões psicanalíticas com famílias europeias no pós-guerra levaram Winnicott a estudar a natureza humana, essa natureza é vista por ele como organismos vivos e complexos, cuja existência social/cultural leva os indivíduos a tendências naturais, e segundo ele, as frustrações acarretam sofrimento.              Quando trata sobre emigrações ou transferências de indivíduos para outro Estado e/ou País examina a ação e a neces