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PROCESSOS AVALIATIVOS NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DE ARTE E CIDADANIA




                                             BARROS NETO, Manoel Esperidião do Rêgo 

            O processo avaliativo nas oficinas de arte e cidadania deve acontecer diretamente com o grupo, observando os recursos e as representações subjetivas transmitidas ao papel, bem como os gêneros linguísticos. Devemos ter em mente que para se analisar uma composição artística, uma instalação ou uma composição musical, devemos estar atento ao artista, depois ao que se observa sobre o mundo vivido, e por fim ao todo. Deve-se ter uma leitura descritiva e reflexiva sobre as representações subjetivas, e objetivas e as experiências vivenciadas.
             As análises avaliativas e todo processo de oficinas psicotécnicas de artes visuais devem destacar: unidade e contraste, criatividade, coordenação motora, ideia de espacialização, peso, ritmo visual, linha de força e equilíbrio, estado emocional, ligação inconsciente do presente e do passado vivido e por fim a relação significante e significado. Diante deste contexto as composições vão transmitir elementos de diferentes significados: dinamicidade, elasticidade, vitalidade, casualidade, provocação, realismo, agressividade, religiosidade, mundanidade, silêncio, realidade, irrealidade, medo, tristeza, angústia e alegria.
            Esses recursos ou métodos desenvolvidos em oficinas têm como finalidade trabalhar os potenciais cognitivos como: a atenção, a coordenação motora, noção de espaço e criatividade. Há de se considerar que as oficinas podem levar o sujeito a um sentimento negativo ou um comportamento hiperativo. Contudo, estes sentimentos vai Possibilitar ao sujeito deslocar suas energias da imagem ação em símbolos abstratos e significativos, devendo despertar o retorno a um estado emocional de reflexão comportamental ou ao retorno socioescolar.
            Porém, é necessário observar nas composições os sonhos, os medos e as agressividades, estes pontos na maioria das vezes não foram expressos durante o comentário de avaliação. Esses recursos simbólicos registrados em papel, em instalação artística ou nas composições musicais permitem a interação entre, o sujeito criador com a composição artística (criação). “As imagens escapam com mais facilidade do superego, melhorando a expressão linguística” (FREUD. 1996. p. 31). 

                                                   REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 2010.

 

 

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